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Análise SWOT ou Análise FOFA: o que é e como fazer

Um dos clássicos da administração estratégica, a análise SWOT ou análise FOFA, é um conceito importante para as empresas enxergarem as áreas do negócio de uma maneira que ajude nas ações e estratégias. Uma estratégia que auxilia o empreendedor em uma gestão estratégica e na avaliação de cenários e também orienta na hora de tirar projetos do papel.

Sua funcionalidade é bem simples de entender, é uma tabela de quatro quadrantes onde é listado: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa. É como fazer uma lista de vantagens e desvantagens das ações a serem efetivadas. Quando traduzido para o português o termo pode ser encontrado como análise FOFA, mas quase não é utilizado. Para te ajudar a compreender melhor preparamos algumas dicas importantes:

O que é Análise de SWOT ou Análise FOFA?

De forma geral, a análise SWOT ajuda a definir como usar os pontos fracos e fortes para melhorar o seu negócio, ou seja, quando feito, o estrategista pode utilizar as forças para alavancar as oportunidades e amenizar suas ameaças.

Ou seja, é uma estratégia a ser utilizada para analisar cenários e embasar tomadas de decisões do negócio, e é utilizada com frequência para implementar algum projeto de impacto para a empresa.

Em português, muitas pessoas a chamam de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). A análise Swot proporciona um diagnóstico completo da situação da empresa e dos ambientes internos e externos ao seu entorno. O que se torna uma maneira de determinar forças e fraquezas como ambiente interno e oportunidades e ameaças, o que facilita a construção da análise.

Agora que já definiu como começar as pesquisas para preencher corretamente a análise SWOT, saiba definir as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Ambiente Interno

Dentro do ambiente interno da empresa, pode-se analisar uma série de fatores, como a capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de marketing e a cultura da empresa, assim como a gestão dos projetos.

Também é no ambiente interno que se avaliam as forças e as fraquezas do negócio, considerando uma série de fatores: localização, tempo de mercado, reputação criada, recursos financeiros, a equipe, gestão, capacidade de operação, até a parte de produção, atendimento e relacionamento com clientes e outras empresas.

Forças:

O que em seu ambiente interno traz vantagens sobre os concorrentes? São esses fatores que vão determinar as forças do seu negócio. Pode ser uma localização privilegiada, uma marca com fabricação própria, dentre outros.

Fraquezas:

As fraquezas são aqueles processos internos da empresa que trazem desvantagens para os concorrentes. Pode ser um frete elevado, tempo de entrega, é sempre bom analisar com cuidado todos os seus concorrentes para definir a sua análise.

Ambiente Externo

Já no ambiente externo são analisadas questões relacionadas à política, crises econômicas, concorrência, mudanças de legislação, entre outros fatores que não dependem da empresa ou de sua gestão empresarial.

Nesta etapa as oportunidades e ameaças devem ser analisadas e trabalhadas com profundidade. Também é importante salientar que o ambiente externo envolve o microambiente, que envolve o seu setor de atividade mais diretamente e o macroambiente que são os fatores de maior abrangência.

No microambiente entram os clientes, os fornecedores, os concorrentes, entre outros fatores que são diretamente relacionados à empresa. Para cada um deles é criado as suas estratégias de análise de ameaças e oportunidades.

Já no macroambiente entram a lei, os governantes e as políticas ideológicas, o crescimento da população, as novas tecnologias, a escassez de matéria prima entre outras medidas que afetam o mercado como um todo.

Ameaças:

Tudo o que pode trazer problemas para a empresa e que seja desfavorável é uma ameaça, sendo que não podem ser evitados. A crise do país acarreta em algumas ameaças, por exemplo. Para quem utiliza automóvel, o preço do combustível é uma forte ameaça para o negócio. Pense sempre em possíveis problemas externos que podem afetar o ambiente interno.

Oportunidades:

Para colocar as oportunidades em sua análise SWOT observe o cenário externo e veja o que pode ser favorável para o negócio. Para quem vende, por exemplo, a BlackFriday é uma grande oportunidade de elevar o seu lucro.

Exemplo: Análise SWOT

Como montar uma análise de SWOT

Para montar uma análise SWOT é preciso seguir alguns passos, que iniciam com a definição dos objetivos, uma pesquisa aprofundada até chegar na análise dos fatores internos e externos. Montar a matriz SWOT do negócio é uma forma de definir os próximos passos da empresa de maneira estratégica. Confira o passo a passo:

  1. faça um brainstorm (debate) com a equipe;
  2. analise os fatores internos;
  3. analise os fatores externos;
  4. monte a matriz;
  5. avalie a viabilidade do projeto;
  6. transforme a análise SWOT em estratégia.

Exemplo de Análise de SWOT

Um exemplo prático para observarmos como a análise SWOT funciona na prática, é entender a sua importância na hora de abrir um negócio ou mesmo de reposicionar a sua empresa no mercado.

Se a ideia é, por exemplo, abrir um e-commerce, a análise SWOT deve ser feita para entender os concorrentes, as forças e as fraquezas deste nicho de mercado, o público e os fatores internos e externos no momento.

No caso se for um empreendedor de e-commerce, uma fraqueza é não ter experiência com o comércio online, mas se por acaso já trabalhar de forma física no nicho de mercado, essa expertise virá como um ponto forte para o negócio.

Para trabalhar as fraquezas e potencializar os pontos fortes a análise SWOT é fundamental, já que traça planos e define metas a serem realizadas.

Extrair insights durante a pesquisa e a estruturação da matriz é o fator principal para que a estratégia seja eficiente. A ferramenta é fácil de ser aplicada e cabe para diversas situações, seja para lançar um negócio ou mudar a atuação dos projetos já existentes.

Com um Sistema ERP de Gestão fica ainda mais fácil extrair números e estatísticas que avaliem os pontos fracos e fortes do negócio. Além de integrar a gestão, a ferramenta também automatiza processos e gera relatórios com os números do negócio.

Com um escritório especializado, a tomada de decisão será ainda mais facilitada.

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