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GPA Marketplace: conheça essa nova plataforma!

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Com o universo de compra e venda na internet ganhou um novo player: o GPA Marketplace. O shopping virtual do grupo GPA, responsável pelas redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí, foi anunciado no fim de 2020 e deve ganhar força no ano de 2021.

Para empreendedores, é mais uma possibilidade de atingir novos clientes. Como toda novidade, no entanto, o GPA Marketplace gera dúvidas e questionamentos. Quem pode vender? Quais produtos serão oferecidos? Como funcionam as taxas?

Para esclarecer todas as questões sobre o GPA Marketplace, preparamos este guia completo. Continue lendo para descobrir!

O que é GPA Marketplace?

O GPA Marketplace é o novo shopping virtual do Grupo Pão de Açúcar. O lançamento foi anunciado em novembro de 2020 como parte da ampliação da estratégia digital da rede.

A ideia é disponibilizar os ativos que a companhia já têm em uma nova plataforma para os vendedores por meio de acordos.

Segundo o GPA, a expectativa era disponibilizar 30 mil itens nos primeiros três meses de funcionamento. Em um ano, o grupo pretende ter 400 mil itens à venda no marketplace.

Quais as vantagens?

De acordo com dados do Grupo Pão de Açúcar, as plataformas digitais da companhia recebem 240 milhões de visitas por ano. A previsão é que esse público continue acessando o GPA Marketplace.

A grande visibilidade é uma das principais vantagens para quem quer vender produtos em shoppings virtuais. Veja outros benefícios:

Baixo investimento

Uma das vantagens de vender em marketplaces é o baixo investimento inicial. Como a estrutura do site já está pronta, você não precisa se preocupar com a criação do seu e-commerce, hospedagem e divulgação.

Público maior e diversificado

A integração com marketplaces ajuda no crescimento do seu negócio. Com os marketplaces, é possível atingir um público diversificado e diferentes nichos de mercado.

Também existe um incentivo ao cross-selling com produtos de outros comerciantes. Ou seja, há um estímulo para que os clientes comprem itens complementares aos que estão sendo adquiridos em outras lojas do shopping virtual.

Maior visibilidade da sua marca e produtos

Um marketplace atrai milhares de visitantes todos os dias. Dessa forma, você não precisa realizar grandes investimentos em divulgação, pois o tráfego desses canais já é garantido.

Além disso, a grande relevância dos marketplaces em mecanismos de buscas auxilia a aumentar o tráfego de sua loja.

Quais os diferenciais do GPA Marketplace?

O GPA Marketplace pretende investir em logística com o lançamento do GPA Log. Esse braço da empresa vai prestar serviço de entrega para os vendedores do marketplace.

O objetivo é fazer com que o GPA Marketplace tenha prazos de entrega competitivos. Como o foco inicial está em alimentos, bebidas, produtos de higiene e beleza, o Grupo GPA entende que esses itens demandam entrega rápida.

Quem pode vender no GPA Marketplace?

Para quem quer saber como vender no Grupo GPA, atenção: o GPA Marketplace permite a venda para MEI, indústrias, lojas virtuais e distribuidoras.

Para conseguir se cadastrar na plataforma é necessário cumprir alguns requisitos.

Documentos e exigências

Segmentos e produtos comercializados no GPA Marketplace

A princípio, alguns setores serão priorizados pelo GPA Marketplace. A ideia é fazer uma expansão gradual até chegar nos 400 mil produtos à venda em um ano.

Veja quais são esses produtos e também quais não podem ser vendidos no GPA Marketplace:

Produtos priorizados
Produtos que não podem ser vendidos

Quais são as taxas do GPA Marketplace?

O GPA Marketplace não cobra taxa de adesão nem taxa mensal fixa. A taxa cobrada é por intermediação das vendas, somando o valor do produto e do frete.

Essa taxa varia de 11% a 16%, de acordo com a categoria do produto. O valor da comissão de cada modalidade pode ser consultado no próprio site.

Expectativa do mercado com o lançamento do GPA Marketplace

Com cerca de R$ 1,2 bilhão em vendas brutas transacionadas apenas pelo sistema digital em 2020, o Grupo Pão de Açúcar lança o próprio marketplace com altas expectativas.

No mercado alimentar, a empresa já é responsável por 77% do mercado online. O investimento em um braço especializado em logística também promete tornar o GPA Marketplace um dos principais shoppings digitais do país.

Como é a integração com o GPA

O marketplace é uma ferramenta que auxilia o empreendedor a expandir o seu campo de vendas. Porém, sem a integração com um ERP, a gestão pode ficar prejudicada. Com o GPA Marketplace não é diferente.

O ERP integrado ao GPA Marketplace permite que o seu comércio tenha frentes de venda variadas, mas com controle seguro de estoque, pedidos, entregas e notas fiscais.

Somente a integração fornecida por um sistema de gerenciamento é capaz de automatizar os seus processos e atender às suas necessidades de cruzamentos de dados para uma boa gestão de negócios.

Conclusão

Com credibilidade no mercado, o Grupo Pão de Açúcar pretende conquistar novas fatias do varejo online com o seu próprio marketplace.

Contudo para empreendedores, é uma ótima oportunidade para atingir novos públicos e crescer a presença digital. Tudo isso, claro, contando com a ajuda de um sistema e contabilidade especializados.

 

Fonte

Bling

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