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Logística para e-commerce: 6 etapas fundamentais

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Logística para e-commerce

A Logística para e-commerce faz parte de um processo de logística  que é muito importante para o bom desempenho de qualquer empresa e-commerce, e quando bem executada torna a empresa positiva em relação ao cliente.

Sabemos que o controle de estoque, cálculo de frete, planejamento das vendas e até o processo de empacotamento das mercadorias são fundamentais na logística para e-commerce.

A Logística para e-commerce precisa garantir uma boa experiência na compra e ainda garantir a fidelização do cliente.

Também é preciso passar confiança na compra virtual, para não gerar problemas e aborrecimentos ao cliente, daí a importância da logística para e-commerce eficiente.

Quando falamos em confiança, é por que não poderá ocorrer problemas como atraso na entrega, extravios, possíveis furtos e roubos de mercadorias, afinal o cliente está na expectativa de receber suas mercadorias.

É fundamental uma logística eficiente garantindo rapidez e redução de preços.

Vamos entender melhor algumas etapas da logística para e-commerce.

A logística para e-commerce envolve alguns processos e etapas.

1- Definição de aquisição de mercadorias.

A logística para e-commerce na aquisição de mercadorias que serão vendidas, ou seja, definir as mercadorias que irá comprar, ou ainda mandar produzir mercadorias próprias e principalmente definir quais futuros clientes deseja atingir.

Assim nesta etapa é importante elaborar com cuidado, porque para manter o estoque abastecido é preciso planejamento e principalmente calcular a média de vendas previstas em seu negócio.

2- Compras de mercadorias.

A logística para e-commerce nas compras envolve também cuidado em suas compras, por isso é fundamental desenvolver fornecedores que sejam parceiros e que de certa forma poderão ajudá-lo à manter controle no estoque de entrada e saída de suas mercadorias.

Além de alinhar as datas de entrega de mercadorias, é importante negociar prazos de pagamento,  e manter o bom relacionamento com o fornecedor para possíveis trocas e devoluções de mercadorias.

Comprar  com negociações de desconto junto ao fornecedor é imprescindível para não perder dinheiro otimizando suas vendas.

Portanto destacamos  aqui a importância de parceria junto à  fornecedores para alinhamento de toda movimentação de mercadorias na logística para e-commerce.

3- Estoque de mercadorias.

Caso esteja iniciando no e-commerce tudo vai ser mais fácil por que poderá armazenar em sua própria casa seu estoque.

Isto se dá porque geralmente no início do negócio o volume de estoque é menor.

Este item é muito importante, pois as vendas vão depender da mercadoria disponível em estoque.

Por exemplo, imagine essa situação: O cliente entra no site para compra de mercadoria e daí vem a mensagem “mercadoria indisponível”

Com certeza vai não só perder o cliente,  bem como provavelmente ele não vai sair falando  tão bem do seu negócio.

O importante é ter uma estratégia bem definida de controle de estoque e bons critérios de reposição de mercadorias devem ser observados e também quais níveis mínimos de estoque.

4- Transporte de mercadorias

A logística para e-commerce no transporte de mercadorias caberá  a sua decisão de como fazer a entrega.

Poderá ser através de entrega de mercadoria pelos Correios ou ainda através de uma Transportadora.

Tudo vai depender do tamanho e peso das mercadorias vendidas, dependendo do peso, poderá ser mais vantajoso utilizar uma transportadora, pois sabemos que os Correios cobram taxas adicionais para mercadorias de maior peso.

É importante lembrar que cada tipo de mercadoria merece tipo de embalagem e proteção adequada, daí a importância de ser feitos testes em condições diversas para testar a resistência de cada uma delas.

O cliente jamais poderá receber mercadoria, danificada ou incompleta, ou pior ainda errado, o que acarretará na troca ou devolução.

5- Logística Reversa

As compras pela internet crescem cada vez mais apresentado mais facilidade no comércio virtual.

No entanto com este estilo de venda,  pode acontecer do arrependimento de compra ou pedido de troca.

A compra é  através de imagens, descrições ou videos.

Diferente do que ocorre nas lojas físicas, onde se tem a opção de tocar ou experimentar a mercadoria.

O fato é que o consumidor tem direito a devolução ou troca de mercadoria em um prazo de 07 dias da data de recebimento, conforme Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Por isso é importante cuidar bem das embalagens para evitar qualquer imprevisto, ou quebra de mercadoria, ocasionado o que é chamada de Logística Reversa.

A Logística Reversa ela representa uma parcela significativa dos custos de logística. Tomando as devidas precauções você consegue evitá-las e ainda aumentar a lucratividade.

Existe ainda a possibilidade da devolução pelo simples fato do cliente não gostar da mercadoria  recebida, uma vez que a mesma foi adquirida através da internet.

Caso haja devolução da mercadoria, isso representa custos com frete,  devolução e insatisfação do cliente.

Certamente, cliente satisfeito vai indicar para amigos e outros, já o insatisfeito além de não indicar, provavelmente não fará novas compras.

Temos ainda, a negociação de preços junto as transportadoras, de acordo com o volume de suas vendas.

Com fretes reduzidos poderá investir mais em mercadorias, ou ainda a possibilidade de que o cliente pague o frete não é descartada no processo de logística.

6-  Prazo de entrega de mercadorias.

A logística para e-commerce não permite atrasos ou falhas nas entregas, sabemos que é possível acontecer , mas caso ocorra pode provocar a perda do cliente.

Para ilustrar imagine um presente adquirido  que deve chegar até uma data especial para alguém,  e a mercadoria chega atrasada.

Vai causar frustração ao cliente,  e com certeza resultar na perda do cliente.

Por isso na logística para e-commerce a operação no prazo deve ser eficiente, exata e segura.

Essa etapa final é muito importante organizar cada etapa do processo, definindo as atribuições a todos envolvidos.

Então podemos entender que a logística no e-commerce é um processo  que envolve planejar, executar, controlar o transporte bem como a movimentação e entrega das mercadorias.

Garantindo assim a integridade das mercadorias, prazos de entrega e em especial menor tempo e custos possíveis.

 

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