O que é Plano de Negócios?

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Já pensou em iniciar seu próprio negócio? Se sim, você sabe o que é, e para que serve plano de negócios?

O plano de negócios é um documento onde escrevemos os objetivos do negócio que queremos abrir. Logo, tem várias fases a serem elaboradas para que possamos ter a visão dos objetivos que queremos traçar.

Dessa forma, com o plano de negócios analisaremos a viabilidade do negócio a ser aberto, tentando se precaver dos riscos. No plano de negócios, quanto mais detalhes maiores chances de sucesso.

Afinal, é fundamental traçar um plano de negócios bem definido com base na ideia de negócio e seu real potencial.

Sendo assim, existem diversas análises a serem planejadas para um bom resultado do plano de negócios.

A princípio é importante seguir as etapas do plano de negócios para ter todos os fatores-chave do projeto alinhado e de fácil interpretação.

Dessa forma, foi comprovado que as empresas que fazem o seu plano de negócios antes da abertura, tendem a ter mais sucesso, nesse caso, conte conosco!!

Antes de mais nada, é fundamental no plano de negócios:

  • A ideia, pois é preciso acreditar que terá sucesso
  • Conhecimento nos produtos que vai abranger
  • Um plano de expansão
  • Capital de giro mínimo
  • Demonstrações financeiras do negócio
  • Ser criativo

 

Como montar o plano de negócios?

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Antes de tudo, defina quesitos básicos do novo negócio em “gestação”:

  • Nome da empresa
  • Endereço da empresa
  • Telefone da empresa
  • Logotipo

Sendo assim, vamos começar a traçar nosso plano de negócios? Em nosso blog também tem muito mais dicas, da uma olhadinha lá!!

 

Estrutura do Plano de Negócios:

  1. EMPRESA

Antes de tudo, defina a atividade econômica exercida, enfim a principal estratégia do plano de negócios:

  • Missão
  • Foco
  • Visão (Objetivos)
  • Estratégias para os objetivos e estratégias futuras
  • Classificação da empresa: Individual, sociedade, etc.; e o regime de tributação que melhor se enquadra, dentro dos permitidos, nesse caso, consulte-nos que podemos melhor te orientar.

 

  1. EQUIPE DIRIGENTE

Defina os responsáveis pelo negócio (de acordo com o porte da empresa):

  • Diretor
  • Gerente
  • Supervisor
  • Operacional
  • Atendimento

 

  1. PLANO DE OPERAÇÕES

Sob o mesmo ponto de vista, estratégias e táticas a serem exercidas:

  • Como vou fazer para chegar ao meu possível cliente?
  • Quais meios serão usados?
  • Pontos Fortes e Fracos
  • Logística
  • Administração e Gestão empresarial

(Distribuição das funções entre os sócios, se for o caso).

  • Parcerias

O negócio irá trabalhar com parceria? Quem são os possíveis parceiros?

 

  1. PRODUTO

É um conjunto de atributos tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, intelectual ou mão de obra, na qual vai alavancar o seu negócio posteriormente:

  • O que é o Produto ou Serviço?
  • Porque as pessoas/empresas irão querer comprar ou precisar dos produtos/serviços?
  • O seu produto ou serviço é único?
  • Seu produto será terceirizado?
  • Se for produzir, qual matéria-prima será utilizada
  • Faça uma análise de todos os custos de produção
  • Quem são os fornecedores?
  • Qual tempo de entrega?
  • Como será a entrega?
  • Qual a vantagem competitiva?
  • Como e quando será feito planejamento de melhoria dos produtos/serviços comercializados?
  • Preço? Deve-se tomar cuidado para não começar colocando preços muito variados de acordo com o mercado já existente.

 

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

É a forma pela qual as atividades são divididas, em síntese, a maneira como essas pessoas estão alocadas dentro da empresa, com divisão de setores, cargos e tarefas:

  • Como a empresa irá funcionar? Online? Loja física?
  • Onde e como serão distribuídas as funções?
  • O seu negócio é escalável?

 

  1. PLANO DE MARKETING

Detalha as ações necessárias para atingir os objetivos, público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégias:

  • Análise de mercado;
  • Oportunidade e Ameaças;
  • Clientes alvo;
  • Como será a apresentação do produto/serviço ao cliente?
  • Estratégias de vendas;
  • Como será feito a promoção do novo negócio?
  • Quais mídias serão utilizadas?
  • Existe alguma ação de marketing já planejada? Qual?

 

  1. CLIENTELA

Analisando o bairro na qual você irá montar seu negócio, colocar no plano de negócios a visão sobre a clientela, potencial comprador ou usuário dos produtos:

  • Quem serão os possíveis clientes?
  • O que eles procuram?
  • Aonde eles moram?
  • Qual poder aquisitivo?
  • Fatores psicológicos;
  • Idade do público alvo.

 

  1. SEGMENTAÇÃO

Para aperfeiçoar as ações e tornar o atendimento mais personalizado, formação de grupos com interesse em comum:

  • Micro, pequena, média ou grandes empresas;
  • Dividir por setores como indústria, serviços ou comércio.

 

  1. CONCORRÊNCIA

Análise completa:

  • Quem são?
  • Quantos são?
  • O que eles fazem?
  • Como trabalham?
  • Quais produtos e serviços dos concorrentes?
  • Como é o produto?
  • Quais tecnologias ele exige?
  • É um produto que possui um ciclo de vida? Qual é?
  • Existem concorrentes próximos?

 

  1. PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Consiste no processo de organização financeira realizada em um negócio para cumprir o plano de negócios:

  • Investimento inicial
  • Receitas
  • Custos e Despesas
  • Fluxo de Caixa
  • Lucratividade

Plano De Negócios3 - Notícias e Artigos Contábeis na Zona Leste - SP | Vance Contábil

 

Dessa forma, entendemos que o plano de negócios, além de facilitar, nos auxilia a iniciar nosso negócio.

Por outro lado não existe método correto para o plano de negócios, a melhor opção é ser criativo e pesquisar ao máximo.

Porém, para os empreendedores que desejam iniciar seu negócio, é de extrema importância a elaboração de seu plano de negócios, que com isso, tentam amenizar os riscos na qual podem vir nos primeiros anos da atividade a ser seguida.

Portanto, a ideia não é só lucrar, e sim ter uma empresa com futuro promissor no mercado.

Sendo assim, para que isso ocorra, além de ter seu plano de negócios, você também não pode esquecer de ter uma contabilidade na qual irá te orientar desde a abertura, quanto na estruturação, no financeiro, na parte tributária, entre outros.

Dessa forma, te ajudamos também a não pagar impostos abusivos, te orientamos da melhor forma para que tenha sempre sucesso em seu negócio! Lembrando que estamos há mais de 40 anos no mercado. Se precisar, monte seu plano de negócios conosco, estamos preparados para sanar todas as dúvidas, temos uma equipe preparada para te orientar!! ??

 

Para mais dúvidas, entre em contato conosco!!

 

Até o próximo artigo!! ???

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