A Black Friday 2021 está chegando! Seu negócio já está preparado?
Com um aumento em mais de 24% no faturamento e 15% no número de pedidos, o crescimento do faturamento na Black Friday 2020 representa claramente uma mudança de comportamento.
Então, este ano, mesmo com as regras de distanciamento flexibilizadas a Black Friday continuará a evoluir.
Assim, o aumento de 44% no número de consumidores digitais é um ótimo sinal para a Black Friday de 2021.
Índice
Quando é a Black Friday 2021?
Dia 26 de novembro é a data da Black Friday 2021 (última sexta-feira do mês).
Entretanto, muitas lojas estão antecipando os descontos que podem aparecer desde outubro como um “esquenta Black Friday”.
Além disso, outras muitas empresas fazem promoções durante toda a semana da Black Friday, não apenas na sexta-feira.
O que esperar da Black Friday 2021?
Podemos utilizar o comportamento do consumidor no ano passado como um termômetro para medir alguns indicadores da Black Friday de 2021.
Uma das características mais marcantes para este ano é o poder do consumidor.
A pesquisa e comparação de preços está presente na preparação para a Black Friday da maioria dos consumidores.
Portanto, mesmo quem pretende comprar em loja física, antes de sair às compras, quer estar informado e não será passado para trás por lojas que maquiam os preços.
A Black Friday 2021 tem potencial para ser ainda mais digital que a do ano passado e com consumidores ainda mais conscientes no online e offline.
5 Tendências para a Black Friday 2021
1- Experiência de compra in-store
Mesmo que a corrida em direção a total digitalização do varejo esteja a todo vapor, a experiência de compra na loja física ainda é (e será por muito tempo) essencial, especialmente no setor de moda.
Os consumidores ainda têm apreço por entrar na loja, experimentar e ver os produtos, para então realizar a compra.
Para seguir essa tendência, lojas físicas, devem investir nas experiências híbridas.
As lojas físicas estão se tornando complementares às digitais, mas não substituíveis. A integração de experiências será um grande diferencial na Black Friday 2021.
2 – Competição alta
Um dos maiores desafios neste ano será a concorrência.
Com tantas novas lojas, certifique-se de:
- investir em experiência e atendimento para se destacar no mercado,
- manter seu público fiel e
- conquistar novos clientes.
Portanto, conhecer seu público e manter um contato próximo será essencial nessa fase!
3 – O atendimento “básico” não funciona mais
Costumamos dizer que o melhor atendimento é aquele que o cliente não precisa iniciar o contato.
Os consumidores exigem experiências de compra e atendimento:
- com nível muito alto
- e não são surpreendidos pelo básico.
Em datas de alto volume de vendas diversos problemas podem acontecer entre o centro de distribuição e a casa do cliente, por isso é de extrema importância que o e-commerce consiga acompanhar tudo.
Automatizar os alertas de ocorrência de entrega vai tornar esse acompanhamento muito mais fácil.
Ao saber em tempo real sobre qualquer problema, a equipe de atendimento pode resolver o problema antes mesmo que o cliente se dê conta de algum atraso.
Fique atento, prepare-se com muito planejamento e conte com a gente para o que precisar no seu pós-venda!
4 – Omnichannel: integração e variedade de canais
Hoje, o mercado tem consciência da importância do mundo digital.
Porém, a experiência presencial é bastante valorizada.
Por isso, o caminho é a presença em diversos canais, com vendas e atendimento integrados.
Esse formato é chamado de omnichannel, que pressupõe que o consumidor realiza diversos meios de pesquisa para decidir sobre uma compra.
Sendo assim, a pesquisa pode ser feita offline, mas a decisão e a compra podem ser feitas online, e vice-versa.
Por isso, invista em oferecer uma experiência sólida e integrada em todos os seus canais, seja o Google, redes sociais, WhatsApp, loja física, entrega e etc.
5 – Itens de desejo e investimento em novos modelos
Uma pesquisa feita pelo Méliuz mostrou que as expectativas dos consumidores estão mais altas com as compras de Black Friday neste ano.
Assim, 71% dos entrevistados pretendem fazer alguma compra na data, mas o objetivo mudou em relação ao ano passado.
Em 2020, a pesquisa mostrou que a maioria dos usuários pretendia aproveitar a Black Friday apenas para comprar itens de necessidade.
Porém em 2021, 63,9% dos entrevistados pretendem adquirir itens de desejo, e 29,9% querem substituir itens antigos por produtos novos, ou adquirir outro modelo de algo que eles já têm.
Assim, com esse cenário cada vez mais positivo, invista em atrair e conquistar seu cliente através:
- do desejo e da possibilidade de realizar um sonho de consumo ou de
- modernizar itens que ele já possui e gosta.
E então você está pronto para as vendas?
Para ter acesso a mais dicas e conteúdos como esse acesse nosso blog.
Conheça também nosso canal do Youtube .
Caso queira falar com a gente, você encontra nossos canais de atendimento no site.