Black Friday…Confira 5 tendências para 2021!

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A Black Friday 2021 está chegando! Seu negócio já está preparado?

Com um aumento em mais de 24% no faturamento e 15% no número de pedidos, o crescimento do faturamento na Black Friday 2020 representa claramente uma mudança de comportamento.

Então, este ano, mesmo com as regras de distanciamento flexibilizadas a Black Friday continuará a evoluir.

Assim, o aumento de 44% no número de consumidores digitais é um ótimo sinal para a Black Friday de 2021.

Quando é a Black Friday 2021?

Dia 26 de novembro é a data da Black Friday 2021 (última sexta-feira do mês).

Entretanto, muitas lojas estão antecipando os descontos que podem aparecer desde outubro como um “esquenta Black Friday”.

Além disso, outras muitas empresas fazem promoções durante toda a semana da Black Friday, não apenas na sexta-feira.

O que esperar da Black Friday 2021?

Podemos utilizar o comportamento do consumidor no ano passado como um termômetro para medir alguns indicadores da Black Friday de 2021.

Uma das características mais marcantes para este ano é o poder do consumidor.

A pesquisa e comparação de preços está presente na preparação para a Black Friday da maioria dos consumidores.

Portanto, mesmo quem pretende comprar em loja física, antes de sair às compras, quer estar informado e não será passado para trás por lojas que maquiam os preços.

A Black Friday 2021 tem potencial para ser ainda mais digital que a do ano passado e com consumidores ainda mais conscientes no online e offline.

5 Tendências para a Black Friday 2021

1- Experiência de compra in-store

Mesmo que a corrida em direção a total digitalização do varejo esteja a todo vapor, a experiência de compra na loja física ainda é (e será por muito tempo) essencial, especialmente no setor de moda.

Os consumidores ainda têm apreço por entrar na loja, experimentar e ver os produtos, para então realizar a compra.

Para seguir essa tendência, lojas físicas, devem investir nas experiências híbridas.

As lojas físicas estão se tornando complementares às digitais, mas não substituíveis. A integração de experiências será um grande diferencial na Black Friday 2021.

2 – Competição alta

Um dos maiores desafios neste ano será a concorrência.

Com tantas novas lojas, certifique-se de:

  • investir em experiência e atendimento para se destacar no mercado,
  • manter seu público fiel e
  • conquistar novos clientes.

Portanto, conhecer seu público e manter um contato próximo será essencial nessa fase!

3 – O atendimento “básico” não funciona mais

Costumamos dizer que o melhor atendimento é aquele que o cliente não precisa iniciar o contato.

Os consumidores exigem experiências de compra e atendimento:

  • com nível muito alto
  • e não são surpreendidos pelo básico.

Em datas de alto volume de vendas diversos problemas podem acontecer entre o centro de distribuição e a casa do cliente, por isso é de extrema importância que o e-commerce consiga acompanhar tudo.

Automatizar os alertas de ocorrência de entrega vai tornar esse acompanhamento muito mais fácil.

Ao saber em tempo real sobre qualquer problema, a equipe de atendimento pode resolver o problema antes mesmo que o cliente se dê conta de algum atraso.

Fique atento, prepare-se com muito planejamento e conte com a gente para o que precisar no seu pós-venda!

4 – Omnichannel: integração e variedade de canais

Hoje, o mercado tem consciência da importância do mundo digital.

Porém, a experiência presencial  é bastante valorizada.

Por isso, o caminho é a presença em diversos canais, com vendas e atendimento integrados.

Esse formato é chamado de omnichannel, que pressupõe que o consumidor realiza diversos meios de pesquisa para decidir sobre uma compra.

Sendo assim, a pesquisa pode ser feita offline, mas a decisão e a compra podem ser feitas online, e vice-versa.

Por isso,  invista em oferecer uma experiência sólida e integrada em todos os seus canais, seja o Google, redes sociais, WhatsApp, loja física, entrega e etc.

5 – Itens de desejo e investimento em novos modelos

Uma pesquisa feita pelo Méliuz mostrou que as expectativas dos consumidores estão mais altas com as compras de Black Friday neste ano.

Assim, 71% dos entrevistados pretendem fazer alguma compra na data, mas o objetivo mudou em relação ao ano passado.

Em 2020, a pesquisa mostrou que a maioria dos usuários pretendia aproveitar a Black Friday apenas para comprar itens de necessidade.

Porém em 2021, 63,9% dos entrevistados pretendem adquirir itens de desejo, e 29,9% querem substituir itens antigos por produtos novos, ou adquirir outro modelo de algo que eles já têm.

Assim, com esse cenário cada vez mais positivo, invista em atrair e conquistar seu cliente através:

  • do desejo e da possibilidade de realizar um sonho de consumo ou de
  • modernizar itens que ele já possui e gosta.

E então você está pronto para as vendas?

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