Black Friday 2021 – 8 dicas para preparar a sua empresa.

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A Black Friday 2021 está chegando. Pensando nisso, listamos 8 dicas para preparar a sua empresa para essa data .

Black Friday não é apenas vender!

É importante saber que a Black Friday vai muito além de aplicar descontos de forma desenfreada para atrair consumidores.

Agir assim pode acabar trazendo prejuízos.

Tudo precisa ser pensado com muito cuidado.

Assim, uma boa estratégia de vendas no momento certo é o que vai garantir ótimos resultados para o seu negócio nessa data tão esperada.

Dessa forma, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a aumentar os seus resultados na Black Friday 2021 e planejar ainda melhor suas estratégias.

1. Planeje suas ações

Não tem como colocar algo em prática antes de fazer um bom planejamento, não é? O planejamento é fundamental para saber se as estratégias que você tem em mente podem funcionar.

Desse modo, antes de ofertar seus produtos e serviços a preço de banana, avalie se os descontos que você pretende aplicar vão favorecer a sua empresa. Isso vai te ajudar a evitar prejuízos financeiros.

Uma ação mal planejada em um setor específico pode afetar diretamente as outras áreas do seu negócio, então procure contemplar todos os setores da sua empresa no plano de ação, como vendas, financeiro, marketing, estoque etc.

2. Escolha os produtos e negocie com seus fornecedores

Adquirir produtos com um bom preço é o primeiro passo para conseguir ofertá-los com um desconto atraente.

Afinal, você não quer ficar no prejuízo, né?

Já sabe quais produtos você vai escolher para aplicar descontos? Se sim, aproveite esse período para negociar com seus fornecedores e buscar os melhores preços.

3. Aproveite para movimentar seu estoque

A Black Friday 2021 também é um ótimo período para conseguir movimentar mercadorias paradas.

Então, faça uma busca no seu estoque, resgate aquele produto que está parado já tem algum tempo e aplique um desconto para facilitar a saída dele.

Outra solução válida também é buscar um item que tem bastante procura e grande possibilidade de saída, para preparar o estoque dele e não perder nenhuma oportunidade de venda.

Para saber quais produtos possuem maior procura, basta observar o comportamento dos seus clientes nos períodos anteriores, e até na Black Friday passada. Isso vai te ajudar a apostar nos produtos certos.

* Dica extra: um bom controle de estoque deve fazer parte da rotina da empresa e praticada muito antes da promoção. Para isso, é importante fazer alguns acompanhamentos, como o cálculo do giro dos produtos no depósito, para saber ao certo os itens que saem com maior ou menor frequência.

4. Invista em comunicação

Mais do que oferecer descontos vantajosos para os clientes, é preciso investir em comunicação para que isso chegue até eles.

Para isso, a presença digital de sua marca é muito importante. Planeje estratégias para redes sociais (seja Instagram, Facebook ou outra rede social que seu público utilize), otimize textos para os buscadores, promova conteúdos em blog, etc.

Esses e outros meios são maneiras para fazer sua empresa chegar ao comprador. Lembre-se de considerar usar uma identidade visual chamativa e de mesmo padrão em cada peça e postagem, mantendo a unidade visual da campanha.

Caso você tenha um orçamento maior para divulgação, pode buscar uma agência de publicidade e contratá-la de forma pontual para a Black Friday 2021, por exemplo.

Por fim, lembre-se que a comunicação vai além da internet, e tudo que o cliente vê, comunica algo. Se você tem uma loja física, aproveite o ponto de venda e faça ações usando a criatividade: faça uma decoração especial, espaços próprios para determinadas ofertas (próximas à itens relacionados) e destaque seu negócio da concorrência.

5. Dê atenção especial ao seu site

Um e-commerce é o ponto de venda da loja, porém acessível a qualquer hora e lugar. Por isso, é importante que ele esteja funcionando bem. Verifique todos os botões e links, se o tamanho das imagens estão de acordo etc.

Se sua empresa tem grande alcance, cuide para que o site não deixe de funcionar diante de um fluxo maior de compradores ao mesmo tempo. A frustração que o seu cliente pode ter caso o site não carregue, poderá ser um fator decisivo para não finalizar uma compra.

Caso você opte por não realizar vendas online, a regra é a mesma: invista em um site completo e fácil de usar, mas o foco devem ser as informações presentes. Certifique-se de que seu endereço, políticas de troca, dados de contato e horários de funcionamento estão publicados corretamente. Caso algum desses dados varie na Black Friday 2021, não esqueça de atualizar.

Por fim, não esqueça que o mobile também deve ser considerado e otimizado para uma boa experiência do consumidor também pelo celular.

6. Preste um bom atendimento

Uma pesquisa feita pela Octadesk e Mindminers mostrou que 65% dos entrevistados voltam a fazer negócios com uma empresa por conta do atendimento.

O desconto é o que atrai o cliente no primeiro momento, mas é uma boa experiência de compra que fará com que ele volte e, principalmente, fale coisas boas sobre sua loja.

Por isso, invista na prestação de um bom atendimento durante e após a venda. Tenha canais de contato acessíveis e com respostas ágeis, e esteja preparado caso haja algum problema com o produto vendido. Para isso, tenha políticas de troca e devolução bem claras e de acordo com o CDC.

7. Ofereça diferentes formas de pagamento

Ter condições de pagamento e parcelamento atrativas pode ser um grande diferencial. Desse modo, com muita antecedência, entre em contato com a empresa que você utiliza para receber pagamentos e converse sobre as possibilidades de juros e parcelamentos, e pesquise outras opções.

Além das formas já conhecidas, como máquina de cartão, dinheiro e boleto, aproveite a oportunidade para oferecer meios de pagamento digitais, como PIX, QR Code e carteiras digitais (PicPay, Ame, etc).

8. Faça o cadastro dos clientes

Se conquistar novos clientes na Black Friday 2021 é bom, fazer eles voltarem é ainda melhor! por isso, caso você ainda não mantenha os dados de seus clientes organizados e atualizados, essa é a hora.

Com o cadastro de clientes, você poderá traçar estratégias e ações que beneficiam o seu negócio para se manter em contato com eles e fazer com que eles retornem.

Sabendo seu e-mail e telefone, você poderá enviar informações sobre lançamentos e promoções de produtos semelhantes à compra anterior. Além disso, tendo a data de aniversário do cliente, você poderá fazer uma ação especial, como enviar uma mensagem de parabéns e um cupom de desconto.

Black Fraude e o respeito com o consumidor

Foram diversas as denúncias e reclamações durante o período promocional nos últimos anos por conta das promoções falsas em diversos comércios. Portanto, com todos os episódios, os brasileiros apelidaram a data de Black Fraude.

As reclamações feitas pelos compradores envolvem todos os tipos de operações em relação à compra de produtos e serviços, sendo algumas delas: divergência de valores, site fora do ar ou lento, atraso na entrega, entre outras.

As más práticas na hora de vender seus produtos podem trazer sérias consequências para você e seu negócio. Por isso, nunca é demais repetir que ser honesto é sempre a melhor opção.

Por isso, não use táticas maliciosas para lucrar mais. Existem muitos comerciantes que, por exemplo, aumentam o preço dos produtos antes da Black Friday para depois diminuí-los no período, dando a falsa ideia de desconto para os clientes.

Atualmente, esse tipo de conduta é facilmente detectada e é um grande risco para qualquer empresa, pois esse tipo de fraude faz com que uma marca perca sua credibilidade e afaste os clientes.

Seja sempre honesto e claro na sua comunicação com o consumidor, ofereça vantagens reais a ele e deixe claro as políticas relacionadas à venda, como prazo de adesão, previsão de entrega, frete, troca de produtos etc.

Por fim, respeitando o Código de Defesa do Consumidor você evita situações negativas, como reclamações no Procon e em outros órgãos. Uma boa experiência na Black Friday pode ser uma possibilidade de conquistar e fidelizar novos clientes.

Pronto para vender na Black Friday?

Fonte

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