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Definição Pet Shop
Um Pet Shop é uma loja que vende produtos e serviços voltados para animais domésticos, que vão desde venda de rações, coleiras, brinquedos, camas e podem incluir serviços como hospedagem de animais e veterinário.
E para quem deseja atuar neste segmento pode começar com baixo investimento, formalizar-se como MEI-Microempreendedor individual e se precisar, contratar um funcionário para ajudar nos procedimentos. A ocupação para MEI neste negócio é: COMERCIANTE DE ARTIGOS E ALIMENTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO (PET SHOP) (não inclui a venda de medicamentos) CNAE 4789-0/04.
Veja abaixo alguns serviços que podem ser realizados em uma Pet Shop:
- Serviços estéticos e de bem-estar animal;
- Serviços médicos veterinários;
- Vendas de produtos para os pets;
- Hospedagem;
- Adestramento;
Mercado Pet Shop
Este segmento está em expansão, já que cada vez mais os donos de animaizinhos domésticos buscam dar o melhor em produtos e serviços aos seus pets.
Empreendedores que desejam atuar neste segmento, precisam ter em mente algumas coisas primordiais: a dedicação e o amor por este trabalho são os melhores aliados.
Neste segmento os clientes são conquistados pelo carinho e dedicação aos seus animaizinhos.
O mercado de pet shop, tem evoluído constantemente e o mercado para quem deseja atuar neste segmento é promissor, mas é importante o empreendedor conhecer o cenário e as tendências.
Mesmo para aqueles que irão trabalhar em casa com uma pequena estrutura é importante entender e acreditar que um serviço diferenciado pode promover o crescimento do pet shop, e logo estará com uma estrutura maior e oferecendo mais produtos e serviços.
Exigências Legais e Específicas
Antes de iniciar suas atividades comerciais o empreendedor deverá verificar a necessidade de obtenção do alvará de funcionamento, de licença sanitária e registro de responsabilidade técnica caso o estabelecimento for comercializar produtos regulados pela ANVISA. Você pode realizar aqui essa consulta.
Diversificação/Agregação de Valor
Veja algumas dicas para agregar valor e diversificar seu pet shop:
- Aposte em produtos e serviços diferenciados: Não se limite apenas a venda de produtos, ofereça opções variadas de serviços. O importante é que o cliente encontre tudo, com isso, dificilmente irá olhar para outros lugares;
- Não espere o cliente, vá até ele: Com a correria do dia a dia, é possível que alguns clientes tenham interesse pelos seus produtos ou serviços, mas não consigam tempo para ir até a loja ou levar seu animal de estimação. Use isso a seu favor, leve os serviços e produtos até a casa do cliente;
- Pet shop móvel: Uma tendência que vem do mercado americano é a adaptação de veículos para atender os pets na casa do cliente. Estes veículos possuem todos os equipamentos para a estética, higiene e até atendimento veterinário;
- Transporte diferenciado e seguro: Este é um diferencial muito procurado, mas a atenção aos cuidados de transporte. O serviço de transporte pode ser terceirizado ou da própria empresa, e o veiculo precisa ser adaptado para acondicionar os animais com segurança, conforto e total mobilidade durante a viagem;
- Serviços sofisticados: Hoje um animal de estimação é parte da família e seus donos procuram os melhores serviços e produtos.
Tendências
- Spa para cães e gatos;
- Aromaterapia;
- Banho de ofurô;
- Alisamento com chapinha nos pelos;
- Cauterização de pelos;
- Hotel fazenda para cães e gatos.
- Atendimento personalizado: O jeito que você ou seu funcionário recebe os clientes pode decidir se voltará ou não. Mantenha um histórico de atendimento, conheça as preferencias do cliente e do seu pet, mantenha a foto e o nome do pet em seu cadastro;
- Promover eventos: A criação ou parceria em eventos é uma maneira de atrair e fidelizar clientes. Uma boa sugestão é realizar parceria com Ongs especializadas. Mostre aos seus clientes que você esta envolvido em ações sociais.
Estas são algumas ações, mas é importante ressaltar que assim como qualquer negócio os empreendedores do setor de pet shops, precisam estar atentos as novidades do mercado, ouvir seus clientes e sempre oferecer o que há de melhor no segmento.
Fonte de Recurso
O empreendedor pode buscar junto às agências de fomento linhas de crédito que possam ser utilizadas para ajudá-lo no início do negócio. Algumas instituições financeiras também possuem linhas de crédito voltadas para o pequeno negócio e que são lastreadas pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), em que o Sebrae pode ser avalista complementar de financiamentos para pequenos negócios, desde que atendidas alguns requisitos preliminares.
Consulte também:
Gostaram das dicas? Seja qual for o montante financeiro disponível é possível sim iniciar o próprio negócio e com muita criatividade, amor e trabalho duro fazer com que ele cresça diariamente. Qual é o seu caso? Está iniciando ou pretende iniciar o próprio negócio? Ou já atua no ramo? Conta aqui pra gente nos comentários.
Se ficou alguma dúvida em relação às dicas ou sobre questões como estrutura, equipamentos, mercadorias, capital de giro, custos, divulgação, funcionários, planejamento financeiro ou impostos à pagar, não deixe de nos solicitar uma consultoria gratuita!
Muito sucesso e até breve!
Fonte: www.sebrae.com.br