As compras de cosméticos no mundo, em 2026, serão feitas em torno de 30% pela internet.
Então, caso você ainda não tenha vendas online é bom começar a pensar nisso!!!!
Índice
1-Projeções
Posicionados entre os líderes do setor de e-commerce, os pureplayers Amazon, Alibaba bem como a JD.com devem crescer quatro a cinco vezes mais rápido do que os grandes nomes do varejo clássico, como Walgreens Boots Alliance e CVS Health.
Dessa forma com o aumento espetacular das vendas registrado durante a pandemia, a previsão é que, até 2026, as compras de cosméticos on-line respondam por cerca de um terço das vendas mundiais de produtos de saúde e beleza, em comparação com 20% em 2021.
Assim, nos próximos cinco anos, a Pinduoduo, na China, e a Shopee, no Sudeste Asiático, serão as plataformas de e-commerce que mais crescerão nessa categoria.
Até 2026, as vendas on-line de cuidados da pele e de produtos de beleza terão ritmo de crescimento mais de três vezes superior ao das vendas realizadas pelas lojas físicas.
A crise de covid-19, com sua sucessão de quarentenas e o interminável abre e fecha de lojas e shoppings, revolucionou os hábitos de consumo.
Essas são algumas das projeções apresentadas em um relatório elaborado pela plataforma Edge by Ascential, com base em dados coletados por sua divisão de pesquisas e análise Edge Retail Insight [1].
2-Crescimento de dois dígitos das compras on-line
Segundo as previsões do relatório, as vendas mundiais de produtos do setor deverão registrar, globalmente,
305 bilhões de dólares entre 2021 e 2026, alcançando 1,34 bilhão de dólares.
Assim, refletindo a mudança dos hábitos de consumo em favor das compras de cosméticos pela internet , pouco mais de 50% do crescimento das vendas de produtos dessa categoria será gerado pelo e-commerce.
De acordo com a Edge Retail Insight, entre 2021 e 2026 as vendas on-line do setor deverão registrar 12,1% de crescimento anual composto (CAGR, na sigla em inglês), superando, em muito, a taxa de crescimento das vendas realizadas pelas lojas, que ficará situada em 3,3%.
A crescente preferência pelas compras na internet é claramente visível nas previsões relativas à Walmart.
Enquanto as vendas da rede de lojas deverão crescer 3% entre 2021 e 2025, pela plataforma Walmart.com deverão registrar aumento de 13,6% no mesmo período.
Isso significa que, em 2026, as compras online responderão por quase 30% das vendas mundiais da categoria beleza e cuidados pessoais, em comparação com 1/5 em 2021.”
3- Artigos que antes só eram vendidos nas lojas hoje estão disponíveis on-line.
Além disso, nesta era de grande mobilidade, as marcas não perderam tempo e adotaram tecnologias digitais inovadoras que facilitam a interação a distância com os consumidores.
Prova disso é o uso da realidade aumentada, que oferece, por exemplo:
- a possibilidade de testar virtualmente um batom;
- de participar do lançamento de uma nova coleção;
- aproveitar as promoções anunciadas com frequência cada vez maior por gigantes do mercado como Alibaba, Amazon e JD.com.
Sem falar na plataforma chinesa Pinduoduo (PDD), que – com uma projeção de 17% de crescimento anual composto entre 2021 e 2026 – vai puxar para cima os resultados da categoria nos próximos cinco anos”, afirma Deren Baker, CEO da Edge by Ascential.
Assim, o avanço contínuo de plataformas marketplace obriga as marcas a se concentrarem na otimização dos fatores que impulsionam seu crescimento nesse tipo de canal.
“No novo universo das vendas no varejo, as marcas precisam:
- estabelecer estratégias de aproximação específicas ao seu mercado;
- verificar se dispõem de bases sólidas e de cadeias de abastecimento flexíveis,
- garantir prazos de entrega curtos no caso de aumento imprevisto da demanda por parte dos clientes“.
4-Ásia, o berço das plataformas que mais crescem
Ainda que a Amazon e a Alibaba registrem, entre 2021 e 2026:
- rápido aumento das vendas,
- com crescimento previsto de 14,2% e 12,4%, respectivamente.
É na Ásia que os números deverão ser mais impressionantes.
Segundo a Edge by Ascential, o aplicativo móvel da plataforma chinesa Pinduoduo – que em 2020, apenas seis anos após ser lançado, acumulava 788,4 milhões de usuários inscritos, à frente da Alibaba (779 milhões de usuários) – deverá registrar, até 2026, crescimento anual composto de 17,1%.
Da mesma forma, no Sudeste Asiático, a plataforma Shopee deverá crescer 16,8%.
A Pinduoduo bem como a Shopee seguem modelos inovadores, baseados em interações sociais e experiências móveis.
Por outro lado, a Shopee vem consolidando suas operações internacionais, com a ampliação de sua presença no mercado latino-americano.
Já a Pinduoduo continua priorizando seu modelo de compras coletivas, a fim de reforçar o engajamento dos usuários do aplicativo.
” Alguns dos atuais protagonistas do setor de beleza e cuidados pessoais perceberam que as vendas on-line de produtos oferecem um grande potencial de lucro.
Pertencente ao Grupo LVMH, a Sephora, empresa francesa que detém uma das maiores redes de lojas de produtos de beleza, ingressou em julho no mercado britânico com a aquisição da Feelunique, plataforma de vendas on-line.
Poucos meses antes, em abril, o fundo americano Carlyle comprou a Beautycounter, marca especializada em clean beauty, concluindo um acordo que movimentou 1 bilhão de dólares“, explica Florence Wright, analista sênior da Edge by Ascential e autora do relatório.
Assim, para acompanhar a evolução dos hábitos de consumo, as marcas do setor de beleza e cuidados pessoais precisam, mais do que nunca:
- adotar uma estratégia multicanal;
- mobilizar todos os pontos de contato digitais à sua disposição;
- potencializar o engajamento dos consumidores e
- dinamizar as vendas.
5-Conclusão
Por fim, ficou surpreso com a previsão de compras de cosméticos online !
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