As vendas pela internet cresceram 137,35% em maio/2020 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o site MMC-ENET.
Mas você pode pensar, claro estamos em um período de pandemia!
Realmente, as compras online foram a única solução para muitos brasileiros nesse período de isolamento.
Porém, a tendência é que mesmo após a pandemia, a movimentação siga de forma positiva, pois além da facilidade, também há a possibilidade de economizar recebendo os produtos em casa.
Então, se comprar pela internet é uma tendência, vender por ela também pode ser um bom negócio.
Desse modo como começar a fazer vendas pela internet?
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para começar a vender no comércio eletrônico e de como estruturar seu negócio para o crescimento.
Boas vendas pela internet!
Índice
1 -Planejamento
Inicie seu planejamento de vendas pela internet, criando um documento onde as principais variáveis do empreendimento serão apresentadas de forma detalhada e organizada.
Pensando nisso, realize a análise:
- do Empreendimento – O que será feito e quais são as atribuições de cada um
- de Produto – O que será oferecido ao mercado e quais seus principais diferenciais
- do Mercado – Quem é o público alvo, suas tendências e concorrência
Bem como o planejamento:
- de Marketing – Estratégias e ferramentas para a divulgação do negócio
- Financeiro – Origem e aplicação dos recursos para a viabilização do negócio
Além disso crie um cronograma de implantação e crie as metas a serem atingidas.
2 -Onde vender?
Definir se seus produtos serão vendidos através de uma plataforma Marketplace, bem como por meio de Redes Sociais ( Instagram, Facebook, WhatsApp) ou ainda por intermédio de uma Loja Virtual é um ponto fundamental, pois a partir deste ponto você poderá definir os custos de implantação e estratégias de marketing.
3 – Defina a política de trocas e devoluções
Desenvolver uma política de troca e devolução é importante para que os consumidores se sintam mais seguros ao comprar pela internet.
4- Logística:
A logística é um ponto fundamental nas vendas pela internet, pois se o produto encomendado não chegar no prazo o esforço e dinheiro empregados no seu design e marketing terão sido em vão.
Faz parte da logística: – seleção de fornecedores; – recebimento e conferência dos materiais; – armazenagem; – controle do estoque e previsão de compras; – comunicação com Correios ou transportadoras: – embalagem; – documentação e nota fiscal; – monitoramento dos pedidos enviados (rastreamento); – gerenciamento de entregas; – pós-venda e logística reversa (trocas e devoluções).
5 -Legalize a sua empresa
Gerar credibilidade e passar alguma segurança jurídica para os clientes de que tudo está sendo feito dentro das regras é fundamental, para isso, manter a sua empresa regularizada é essencial.
Desse modo, começar de maneira informal vendendo pela internet sem ter um CNPJ e não emitindo nota pode trazer problemas como:
– Não conseguir enviar a mercadoria: o Mercado Livre, por exemplo, exige que seja feita a emissão de nota fiscal para gerar código para envio do produto; a maioria das transportadoras não aceita o envio de mercadorias sem nota.
– Ficar com a sua mercadoria presa na receita federal: sim, não são apenas mercadorias importadas que podem ficar presas na receita federal, em operações interestaduais isso também pode ocorrer e se você não tiver a nota fiscal não poderá reaver a sua mercadoria.
Então, como obter um CNPJ e conseguir emitir notas nas vendas pela internet?
O CNPJ é um documento emitido pela Receita Federal. A solicitação pode ser feita de forma online.
Uma das formas de obtê-lo é tornando-se MEI. Você poderá emitir notas, contratar um funcionário e também conseguir apoio financeiro, como linha de crédito, empréstimo ou um limite maior no cartão de crédito. Você pode obter mais dicas sobre MEI no nosso blog.
Porém, atenção: só pode conseguir o CNPJ através do MEI quem trabalha por conta própria, sem sócios, e fatura até R$81 mil por ano, o que representa aproximadamente R$6,7 mil por mês.
Desse modo, pensando um pouco mais a frente ou se você já possui clientes que vão gerar um faturamento maior que R$6,7 mil mensalmente, é interessante iniciar suas vendas pela internet através do regime tributário Simples Nacional.
Então, se você deseja ganhar tempo na legalização da sua empresa e começar suas vendas pela internet o quanto antes, opte por solicitar a ajuda de um contador. A Vance Contábil fará tudo por você, desde a abertura da sua empresa virtual, o enquadramento no ramo de atividade correto, até o planejamento tributário para diminuir os custos fiscais da empresa de forma lícita não gerando pagamentos indevidos ou a maior de impostos.
Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso blog onde você encontrará mais dicas sobre estes e outros assuntos ou entre em contato conosco através do nosso site.
Até a próxima.