Já pensou em como serão construídas as empresas do futuro?
A necessidade de evolução das empresas e dos profissionais tem sido cada vez mais evidente nos últimos anos, uma grande transformação está ocorrendo de forma rápida e disruptiva.
Dessa forma, fazer previsões do futuro pode ser injusto ou um relance pequeno do que realmente vamos presenciar nas próximas décadas.
Sabemos que o futuro será dominado por vertentes automatizadas, tecnológicas e sustentáveis.
E o que acontecerá com a força de trabalho? Seguirá reinventando-se?
Quer seja por sua contribuição e transformação institucional ou simplesmente por status, todo CEO almeja dirigir uma empresa posicionada para o futuro.
Isso inspira funcionários mais deleitosos, clientes mais amigáveis e investidores mais interessados.
“Adiantar-se para o futuro”, ao invés de esperar ele ir chegando timidamente com o passar do tempo, será fundamental para a sobrevivência e para o sucesso.
A era tecnológica, midiática e cultural é, sem dúvidas, umas das mais criadoras de todos os tempos.
Tendências, ideias, tomadas de decisões; tudo é idealizado de forma extremamente rápida.
Quando pensamos em empresas do futuro, não podemos nos limitar em como as mesmas serão em 20 ou 30 anos.
Seria como quem idealiza a vida ideal daqui 10 anos, ele enxerga o hoje e o dia da realização, mas “futuro” é o próprio processo.
Por isso, vamos começar por ele:
-
Índice
Performance de processos
Segundo dados da BCG, as empresas estão se tornando 6,7% mais “burocráticas e complicadas” a cada ano. Isso inclui avaliações, procedimentos e decisões dentro da organização.
A otimização de processos tornou-se prioridade em muitas instituições e esta continuará sendo uma oportunidade de adotar uma abordagem diferente, com práticas mais inovadoras e rentáveis.
É evoluir em processos e desenvolver o máximo de excelência operacional!
-
Novos modelos de negócios
Entender a sociedade e as novas demandas será alicerce para o desenvolvimento de novas propostas de empresas.
Nas particularidades que envolvem os aspectos administrativos, RH, marketing e logística; o impacto será mais evidente.
Portanto, as empresas do futuro buscam mudança desde a criação mas também, ao longo de cada etapa, e, principalmente, nas grandes decisões.
Manter-se limitadas em padrões não será opcional.
-
Por que estamos aqui?
Porque somos movidos por algum propósito. Essa será a bandeira que muitas empresas poderão levantar nos próximos anos.
Cultura, missão e valores devem ser reforçados interna e externamente. A Apple, por exemplo, é uma das empresas mais valiosas do mundo. A conduta deles é “pense diferente” e “crie os melhores produtos do mundo“.
Os célebres revelam que empresas direcionadas com propósitos crescem 10 vezes mais que as outras.
-
Tecnologias e soluções
Além de simplificar os processos (economizar tempo) e permitir a melhoria contínua. Investir nos sistemas certos é um grande diferencial, uma vez que a tecnologia será totalmente personalizada.
As empresas terão que confiar em soluções que podem evoluir rapidamente e ajudar a gerar receita em si.
Hoje em dia esta, já é a estratégia da Amazon, onde os sistemas de TI são o que impulsionam a melhoria contínua de sua estratégia de comércio eletrônico, além de gerar receita.
-
Pessoas potenciais
A equipe certa na situação certa será a peça mais importante.
Investir em pessoas transformadoras é, com certeza, pensar no crescimento do seu negócio.
Por exemplo, a MasterCard aproveitou o poder das startups da FinTech ao lançar um acelerador de inicialização interno.
É fora de mão ser limitado pelas funções e hierarquia tradicionais e a ideia é criar equipes mais ágeis, unidas e motivadas.
Participar de um processo de transformação tão intenso e pensar em como serão os próximos anos pode ser motivador ou desesperador, depende do que você tem feito para inovar e se adaptar às novas mudanças.
E aí, como você vê seu negócio daqui 20 anos?