Despesas pessoais x Da empresa: Como fazer a separação?

Despesas Notícias E Artigos Contábeis Na Zona Leste Sp | Vance Contábil - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Compartilhe nas redes!

Manter uma organização financeira adequada pode parecer uma tarefa difícil para o pequeno ou microempresário que tem que conciliar as suas despesas pessoais com as da empresa. Muitas vezes, essas despesas acabam se misturando.

Por que é importante não misturar as contas? Porque quando as contas se misturam não conseguimos analisar se o negócio está indo bem ou não e sem esta análise não há evolução financeira.

Desse modo, para auxiliar na gestão financeira, reunimos dicas e informações para ajudar quem tem um pequeno negócio, uma empresa, autônomos e profissionais liberais a controlarem adequadamente suas finanças pessoais e empresariais. Boa leitura!

Ter 2 contas correntes

O ideal é que você tenha contas correntes separadas, uma para você e outra para a sua empresa. Dessa forma, poderá controlar melhor os lançamentos nos extratos, os pagamentos recebidos e os gastos realizados.

Eu não tenho CNPJ?
Não importa, tenha duas contas no seu nome e use uma para sua vida pessoal e a outra para receber os pagamentos do seu negócio.

Outra vantagem de ter contas separadas é para efeitos fiscais, assim será mais fácil para você comprovar o seu faturamento, o que torna mais simples fazer a declaração de Imposto de Renda.

Também tem a questão de privacidade, para que o contador faça o registro da contabilidade da sua empresa corretamente, é preciso que você envie os extratos da conta corrente para ele e se você enviar o extrato da pessoa física, além de ter essa confusão sobre o que é empresa e pessoa física, você também terá a questão de compartilhar seus dados pessoais com um terceiro.

Faça um diagnóstico financeiro

O primeiro passo na hora de realizar sua organização financeira é saber qual o lucro real do seu negócio por mês e quanto você gasta com despesas pessoais. Uma maneira eficaz é construir duas tabelas, individualizando em uma os gastos da empresa e na outra os seus gastos pessoais.

Lembre-se que nessa conta devem entrar todas as despesas, desde a escola dos filhos aos honorários do contador de sua empresa.

Parece simples, né?

Mas, por exemplo o micro e pequeno empresário faz uso do mesmo carro na empresa e para atividades pessoais. Se o carro é da empresa você deve abater do seu pró-labore um percentual referente aos gastos com manutenção do veículo, combustível e até mesmo aluguel.

O mesmo vale para contas de celular, telefone, internet entre outros. O importante é deixar bem especificado o que é gasto com a empresa e o que é gasto com as despesas pessoais.

Defina adequadamente suas retiradas

É altamente recomendado que você estabeleça um valor para o seu salário, também chamado de pró-labore para que você tenha uma retirada mensal. O pró-labore vai ser definido de acordo com a sua necessidade, ou seja, aqui entra aquela tabela de gastos pessoais.

Mas minha empresa não está faturando o suficiente para eu ter um salário que cubra minhas contas pessoais!

Então entramos em outra questão, analisando as duas tabelas você verá o quanto você tem que aumentar o faturamento da sua empresa ou em quanto diminuir os gastos pessoais.

E quem recebe pingadinho?

Nesse caso você também vai analisar a sua tabela de gastos pessoais e determinar o quanto deverá retirar por mês, só que ao invés de retirar de uma vez só você vai retirar aos poucos (quinzenalmente ou até semanalmente) mas sempre respeitando o valor total definido.

Registre

Pode ser uma planilha simples ou até mesmo em uma plataforma de gestão e controle financeiro gratuita. Para saber mais sobre a plataforma, acesse nosso site ou entre em contato conosco e tenha mais informações. Assim você conseguirá monitorar se tudo está saindo como planejado e ajudará a tomar decisões do que você precisa ajustar no seu planejamento.

Tenha ajuda especializada

Um escritório de contabilidade também é essencial para assessorar o processo, pois conta com profissionais habituados à rotina do trabalho e conhecimento em finanças e tributações para empresas, entre outros temas, bem diferentes das contas pessoais, que costumam ser bem mais fáceis de administrar.

Conheça a importância da contabilidade para uma empresa.

A Vance Contábil está preparada para ajuda-lo nestas questões. Entre em contato conosco e teremos a satisfação de te ajudar a fazer sua empresa ter muito sucesso!

Até breve!

Fonte / Fonte 2

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Slu Ou Ltda. Qual Abrir - Contabilidade digital em São Paulo – SP

SLU ou Ltda. – Qual abrir e como escolher o nome?

Introdução A escolha entre abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou uma Sociedade Limitada (LTDA) depende de vários fatores, incluindo a estrutura do negócio, os objetivos comerciais, as necessidades de responsabilidade limitada e a preferência pessoal do empreendedor. Abaixo, fornecerei

Reforma Tributária Mudanças Ecommerce - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Reforma Tributária: o que muda para o ecommerce

Introdução A reforma tributária é um tema que desperta interesse em diversos setores da sociedade. Trata-se de uma iniciativa que busca promover justiça fiscal, simplificação do sistema e estímulo ao desenvolvimento econômico. Neste artigo, exploraremos os impulsionadores por trás da

Funil De Vendas - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Funil de vendas: como aplicá-lo no seu e-commerce?

Entenda cada uma das etapas do funil de vendas e veja como esse conceito pode impulsionar os resultados do seu negócio Você já ouviu falar em funil de vendas? Esse conceito basicamente ilustra todo o processo que compõe a jornada de compra do

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros Municípios (CPOM)…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Área do Cliente





Esqueci minha senha