Fisioterapeuta pode ser MEI ?

Maxresdefault Notícias E Artigos Contábeis Na Zona Leste Sp | Vance Contábil - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Compartilhe nas redes!

Um dos temas que mais gera dúvida entre os profissionais de fisioterapia autônomos é se eles podem se cadastrar como MEI. Depois de concluir sua formação, muitos fisioterapeutas acreditam que seja o melhor momento para abrir a própria empresa.

Porém, é necessário atenção para entender se a atividade de fisioterapia é permitida na tabela de atividades do MEI. Por isso, explicaremos abaixo tudo que você precisa saber sobre esse enquadramento e como fazer para iniciar seu próprio negócio.

Mas antes disso, entenda o que é esse porte de empresa e se fisioterapeuta pode ser MEI. Continue lendo:

O que é MEI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, e é a empresa constituída por uma pessoa que deseja se formalizar como pequeno empresário, trabalhando por conta própria.

Assim, a pessoa pode abrir empresa no próprio nome e atuar de forma regularizada perante o Governo.

Esse regime surgiu com a Lei Complementar nº 128/08, e sua proposta é de formalizar trabalhadores autônomos e empreendedores individuais.

Para se enquadrar como MEI, é necessário cumprir alguns requisitos, como a própria atividade ser permitida na lista de atividades. Além disso, o faturamento máximo do MEI deve ser de R$ 81 mil por ano.

Fisioterapeuta pode ser MEI?

Bem, o MEI seria uma ótima opção para os fisioterapeutas que desejam se formalizar. Porém, infelizmente, fisioterapeutas não podem se tornar microempreendedores individuais, veja nota de esclarecimento do COFFITO.

O serviço de fisioterapia não consta mais na relação de atividades permitidas pelo MEI, disponível no Portal do Empreendedor. É possível conferir a lista de atividades liberadas clicando aqui.

Ainda assim, isso não é nenhum motivo para abandonar a ideia de exercer as atividades de fisioterapia e abrir empresa.

Por que fisioterapeuta não pode ser MEI?

Apesar de o MEI ser uma das opções mais simplificadas para quem deseja abrir empresa, algumas profissões não podem optar por esse segmento, como no caso de fisioterapeutas.

As ocupações que exigem alto potencial intelectual, profissões que dependem de regularização legal e formação não são permitidas ao MEI.

Ou seja, os fisioterapeutas possuem atividade regulamentada pelo COFFITO, sendo uma atividade incompatível com o conceito de empresário que se aplica ao MEI.

O objetivo do MEI era justamente formalizar profissões não atendidas por legislação específica, sendo prejudicadas em relação aos benefícios trabalhistas.

Logo, a profissão de fisioterapeuta, que já possui ampla cobertura do seu conselho, não pode ser enquadrada.

Cuidado: se você é fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional e constituiu uma empresa de prestação de serviços em sua área por meio de registro como Microempreendedor Individual (MEI), saiba que você está em situação ilegal perante o Fisco e as fiscalizações do CREFITO estão sendo intensificadas.

E agora? (Fisioterapeuta pode ser MEI?)

Muitas pessoas ficam confusas na hora de abrir empresa de fisioterapia, achando que apenas o MEI é uma opção. Porém, existem outras formas de iniciar a sua empresa e pagar cargas tributárias mais leves, como se cadastrando como empresário individual, EIRELI ou LTDA.

Se você não tem intenção de ter sócios, as duas primeiras são as melhores opções. Já se você pretende contar com sócios, o ideal é abrir uma LTDA.

Quer formalizar o seu serviço e ter as facilidades e benefícios de ter sua própria empresa? Então entenda cada um desses modelos:

O que é Empresário Individual?

O EI – Empresário Individual – é uma categoria empresarial que permite a constituição da empresa em nome do próprio empresário. Ou seja, é a pessoa física (natural) titular da empresa, que não pode ter outros sócios.

Logo, o titular responde pelos patrimônios da pessoa natural e do empresário individual, se responsabilizando pelas possíveis dívidas de forma ilimitada.

Isso inclui os bens que fazem parte do seu patrimônio pessoal (casas, terrenos, automóveis, etc) e de seu cônjuge (caso tenha regime de comunhão de bens).

O que é EIRELI?

A EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – é uma categoria empresarial que permite a constituição da empresa por apenas um sócio – o próprio empresário. Essa modalidade, criada em 2011, surgiu com o propósito de acabar com a prática do sócio “fictício”, que era comum nas empresas de Sociedade Limitada.

Diferente da EI, ela permite que o sócio separe o seu patrimônio privado do patrimônio empresarial (disciplinada pela Lei nº 12.441/11). Logo, caso haja alguma dívida no negócio, só será utilizado o patrimônio social da empresa para quitá-las, com exceção de casos de fraude.

Os fisioterapeutas podem optar por esse regime, que é muito vantajoso para micro e pequenas empresas. Porém, para poder ser EIRELI, é necessário ter um capital social mínimo equivalente a 100 salários mínimos vigente no Brasil.

O que é LTDA?

Já as LTDAs são as Sociedade Limitadas, que são um pouco mais complexas. Ainda assim, é um tipo societário muito utilizado pelos empreendedores brasileiros.

Nesse modelo, o contrato social tem um limite de sócios, e novas pessoas só podem ser incluídas se houver concordância de todos os sócios. Além disso, esse fato deve ser registrado em uma atualização do contrato.

Por conta disso, os sócios da companhia sempre tem prioridade. Uma vez que o capital estiver previsto no Contrato Social, o patrimônio particular dos sócios não é afetado pelos débitos da sociedade.

Por isso, a empresa responde, com seu próprio patrimônio, pelas suas obrigações sociais.

Fonte: Abertura Simples.

Se ficou alguma dúvida, nossa equipe está a disposição para te ajudar.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Slu Ou Ltda. Qual Abrir - Contabilidade digital em São Paulo – SP

SLU ou Ltda. – Qual abrir e como escolher o nome?

Introdução A escolha entre abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou uma Sociedade Limitada (LTDA) depende de vários fatores, incluindo a estrutura do negócio, os objetivos comerciais, as necessidades de responsabilidade limitada e a preferência pessoal do empreendedor. Abaixo, fornecerei

Reforma Tributária Mudanças Ecommerce - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Reforma Tributária: o que muda para o ecommerce

Introdução A reforma tributária é um tema que desperta interesse em diversos setores da sociedade. Trata-se de uma iniciativa que busca promover justiça fiscal, simplificação do sistema e estímulo ao desenvolvimento econômico. Neste artigo, exploraremos os impulsionadores por trás da

Funil De Vendas - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Funil de vendas: como aplicá-lo no seu e-commerce?

Entenda cada uma das etapas do funil de vendas e veja como esse conceito pode impulsionar os resultados do seu negócio Você já ouviu falar em funil de vendas? Esse conceito basicamente ilustra todo o processo que compõe a jornada de compra do

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Temos orgulho de compartilhar com você esse manual de gestão.…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Área do Cliente





Esqueci minha senha