A gestão de E-commerce envolve todos os processos necessários para fazer o negócio funcionar adequadamente e se manter em constante crescimento.
Desta forma, levando em conta a competitividade entre negócios de comércio eletrônico, a base do negócio deve ser bem estruturada e organizada, para garantir o sucesso do seu e-commerce.
Estes processos vão desde a construção do site ou Marketplace, até a contratação e treinamento da equipe que dará suporte ao negócio.
Uma empresa deve ser capaz de identificar e gerenciar todos os procedimentos que a sustentam. Para isso, é importante conhecer cada um desses processos.
Índice
O que é Gestão de E-commerce?
A Gestão de E-commerce envolve todos os processos de criação e manutenção de um E-commerce a partir de uma perspectiva de gerenciamento.
Não é preciso ser um programador, um profissional de marketing ou desenvolvedor da Web para ter sucesso em um negócio de comércio eletrônico, mas é fundamental entender cada uma dessas áreas…
Veja a seguir quais são os pontos principais para construção e gestão de um e-commerce:
1- Plataforma de vendas
A plataforma de vendas pode ser desde as páginas de um Marketplace até o site do seu negócio.
O importante aqui é determinar o formato e as características do site, a fim de maximizar a facilidade de navegação para os clientes.
Saber como criar uma loja online um sucesso não é uma tarefa fácil, mas existem práticas que certamente o ajudarão nesse caminho.
Uma maneira de se destacar no mercado, considerando a forte concorrência no setor de E-commerce, é proporcionando uma experiência excepcional ao consumidor.
Outras questões fundamentais são: segurança, escalabilidade, usabilidade, ferramentas de marketing e responsividade.
2- Layout simples
Simplifique ao máximo a navegação no seu site do seu e-commerce.
Afinal, quanto maior o esforço mental para navegar, mais difícil será para os usuários encontrarem o que desejam.
Dessa forma, eles abandonam o seu site e sabe lá se voltarão.
É por isso que é fundamental simplificar sua barra de navegação, de modo a facilitar ao máximo a experiência do usuário.
Indique ao visitante para onde ir com um layout de página bem projetado.
3 – Ter um site responsivo
Talvez você ainda não tenha percebido, porém a cada dia mais e mais clientes fazem compras por meio do celular.
Isso significa que, para fornecer uma experiência de usuário perfeita para seus visitantes, você deve considerar o celular na sua estratégia de marketing.
Pode parecer besteira, mas essa é uma das estratégias mais importantes para o futuro da Gestão de E-commerce.
Para fazer isso é importante tornar o site responsivo, ou seja, que seu site adapte o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets. Suas vantagens derivam da adaptação a qualquer ferramenta que os usuários estejam usando para facilitar a sua visualização.
Certifique-se de que o seu site seja redimensionado para qualquer dispositivo, para que os visitantes não fiquem frustrados ao visitar sua loja pelo celular.
4 – Catalogação de produtos
O catálogo dos produtos é uma base importante para a Gestão de E-commerce.
Pensando nisso, a criação de uma experiência agradável e rica em informações ajuda a aumentar o interesse dos visitantes e é a chave para converter clientes em potencial em compradores fiéis.
Uma das dificuldades da gestão de E-commerce é o fato de que os clientes em potencial não têm a oportunidade de sentir o produto em suas mãos antes de comprar.
Produtos bem catalogados podem eliminar essa lacuna, fornecendo informações mais detalhadas, além de imagens que ajudam os clientes a se decidir.
5 – Checkout sem distrações
Grande parte dos clientes abandona o carrinho antes de finalizar a compra.
Alguns abandonam por indecisão, mas também há aqueles que desistem por causa de um checkout complicado.
Para reduzir a taxa de abandono do carrinho, torne o processo de checkout mais fácil para o cliente no seu e-commerce.
Para isso, seguem algumas dicas:
- Reduza a distração da página de checkout. Deixe-a o mais simples possível para facilitar a finalização da compra;
- Eduque seus clientes sobre o número de etapas necessárias para concluir o processo;
- Certifique-se de que sua opção de envio padrão seja a mais barata, a menos que haja uma opção mais rápida pelo mesmo preço;
- Use o mínimo possível de campos do formulário e use o preenchimento automático, quando aplicável;
- Salve informações de faturamento, envio e pagamento quando e onde for possível.
6 – Defina os meios de pagamento
Um ponto importante da gestão de e-commerce de varejo é avaliar bem quais as formas de pagamento que a sua loja virtual vai disponibilizar. Para isso, avalie o perfil dos seus clientes e as características específicas do produto ou serviço que você comercializa.
Se você vende para um público de classe mais baixa, é interessante disponibilizar, por exemplo, a opção boleto. Por outro lado, se você não trabalha com mensalidades, como é o caso de empresas de EAD ou serviços por assinatura, não é necessário que sua loja virtual tenha uma função para administrar pagamentos recorrentes.
De toda forma, oferecer mais meios de pagamento, como crédito, débito, boleto, entre outros, é um fator positivo. Em geral, e-commerce costuma oferecer mais opções e esse é um ponto valorizado pelos clientes.
7 – Tenha um bom preço do produto e frete justo
Muitas pessoas procuram o e-commerce pela vantagem de preço, já que muitas vezes os produtos online saem mais barato do que nas lojas físicas.
Portanto, uma dica importante de gestão de e-commerce é levar em consideração esse fator na hora de precificar os seus itens.
Além disso, com os buscadores de preços na internet cada vez mais refinados e detalhados, o consumidor pode muito mais facilmente comparar os preços de diversas lojas. Quando um cliente busca, por exemplo, aparelhos de academia, vai encontrar diversas opções de equipamentos e uma grande diversidade de valores.
A tendência do consumidor é começar pelos mais baratos, para depois verificar as especificações dos produtos. Por essa razão, o vendedor do e-commerce varejista precisa ficar atento às possibilidades do mercado, incluindo diminuição de preço dos produtos e oferecimento de frete grátis.
8- Estratégias de marketing digital e SEO para Gestão de E-commerce
Nem todo cliente que deseja o que você está vendendo sabe o que você vende.
O desafio, nesse sentido, é levar esses potenciais clientes direto para o seu site.
A maioria dos consumidores inicia o processo de compra por meio de um mecanismo de busca, normalmente o Google.
Se o seu espaço de vendas não for um dos melhores resultados, esses clientes comprarão de um de seus concorrentes.
É por isso que o marketing digital é tão importante para que você concentre seus esforços na otimização dos mecanismos de pesquisa.
Faça tudo o que estiver ao seu alcance para alcançar o topo do ranking do Google, com base em pesquisas relacionadas ao que quer que sua marca esteja vendendo.
9 – Campanhas de venda e Estratégia
Outro fator importante no E-commerce é ter um plano de marketing completo para o ano e talvez até para os próximos anos.
Este plano pode identificar áreas que eles precisam ser desenvolvidas, incluindo a introdução de campanhas de vendas, ofertas exclusivas e, mais importante, campanhas de SEO.
10- Segurança e Manutenção
Os sites podem estar sujeitos a ataques, comprometimento ou até mesmo problemas técnicos que exigirão ação rápida para resolver quaisquer problemas que possam ocorrer.
É possível receber alertas de e-mail ou texto caso ocorra algum um problema. O fator mais importante é proteger os dados confidenciais do cliente de criminosos da internet.
Portanto, é necessário implementar um alto nível de segurança para evitar riscos e problemas que possam afetar as vendas.
11- Conversão e Tráfego
O monitoramento das estatísticas de tráfego e a geração de relatórios costumam ser uma responsabilidade fundamental para uma gestão de E-commerce eficiente.
Usando ferramentas como Google Analytics o desempenho de um site pode ser analisado e avaliado para ver se alguma campanha em particular ou mudanças importantes no site tiveram sucesso ou não.
Essas ferramentas podem analisar todos os tipos de comportamentos e padrões, como taxas de rejeição, tempo na página e referências para fornecer uma visão detalhada e uma análise aprofundada.
Com esses dados, é possível tomar decisões acertadas, a partir da observação dos resultados.
12- Gestão financeira do comércio eletrônico
Fazer uma Gestão de E-commerce adequada é provavelmente uma das facetas mais importantes para se abrir uma empresa com sucesso.
Para administrar um comércio eletrônico, é fundamental planejar as despesas de marketing com bastante antecedência e desenvolver um plano financeiro que maximize os recursos.
Ter um sistema de gestão financeira pode auxiliar bastante nesse processo.
Conclusão de Gestão de E-commerce
Em última análise, você pode expandir seu E-commerce para qualquer nível que achar adequado. Isso vai depender inteiramente de quão ambicioso você é e do que deseja com isso.
E então gostou das dicas?
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Até a próxima!