Infoproduto, o que é?

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Infoproduto é um termo muito usado atualmente, porém, nem todas as pessoas sabem o que é e como o infoproduto pode ser uma oportunidade para ter um negócio próprio.

Infoproduto é um produto digitail.

Ele não é físico, ou seja, é um produto impalpável.

Esses produtos são consumidos e distribuídos diretamente pela internet. Alguns exemplos são: cursos, playlist de músicas, palestra, consultoria…etc.

Ou seja, um infoproduto é a venda de um conhecimento, em formato digital, que serve para melhorar a vida das pessoas ou resolver um problema.

Mas, o que é um produto digital??

Produtos digitais são itens em sua maioria educacionais, produzidos em formato digital, e distribuídos no meio online.

Eles tornaram-se populares no mundo do empreendedorismo, pois têm grande alcance e com isso possibilitam escalabilidade de lucros.

Escalabilidade de lucros?

Um negócio escalável é aquele capaz de crescer intensamente sem que sejam necessários novos investimentos.

Sendo assim , o faturamento não é proporcional aos custos.

Formatos de infoproduto.

O infoproduto pode ter vários formatos, aqui vamos falar sobre os principais:

Ebooks

 

Ebook Design - Contabilidade digital em São Paulo – SP

O Ebook nada mais é do que um livro digital ou um livro eletrônico.

Em outras palavras, é um texto (que se encaixa nas definições de um livro) apresentado em um formato que pode ser lido em computadores, celulares, tablets e outros dispositivos digitais de maneira totalmente adaptável.

Dessa forma, a leitura deve ser simples aos olhos, com o estilo e tamanho da fonte se adaptando ao dispositivo utilizado e às preferências do leitor.

Com um editor de textos (Word, Google Docs ou o Writer do LibreOffice), você pode criar um ebook e salvar em pdf ou pub para comercializá-lo.

Uma das vantagens do ebook é que uma vez salvo no dispositivo, não é necessário a internet para acessá-lo.

Sendo assim, você pode disponibilizar o ebook gratuitamente, como porta de entrada para um curso online, ou vendê-lo.

Whitepapers

Whitepapers são como uma evolução do ebook.

O formato é parecido, porém o conteúdo é mais denso, sendo geralmente composto por pesquisas, dados estatísticos e fazendo uso de um tom mais acadêmico.

Concentra-se na informação aprofundada que oferece. É mais textual do que visual.

Webinar

É a transmissão de conteúdos ao vivo, em outras palavras, uma live.

Ou seja, é transmitir informação através de uma plataforma ou múltiplas plataformas em tempo real através de vídeo.

Dessa forma, o Webinar permite a interação com o público e customização do conteúdo em tempo real.

Videoaulas

Como o próprio nome já diz, tem como principal finalidade ensinar algo (que pode ser teórico ou prático) em formato de vídeo.

É um dos principais infoprodutos utilizados na educação a distância devido a sua praticidade, efetividade e baixo custo de realização.

Assim a videoaula, pode ser o conteúdo principal (no caso de cursos a distância) ou servir como material de apoio em modalidades de ensino como o híbrido ou o blended learning.

Videoaulas também são excelentes com temas que precisam de demonstração, como por exemplo, aulas de artesanato.

Dessa forma, a aprendizagem fica muito mais fácil quando o aluno tem exemplos visuais do que se deve fazer em cada passo.

A ideia é que a videoaula simule, com fidelidade, o ambiente do ensino presencial.

Por isso, é comum encontrarmos cenários que remetam a salas de aula (ou o ambiente no qual a aula é realizada usualmente), com quadros de anotações, livros e equipamentos laboratoriais e um posicionamento estratégico do professor.

Cursos online

É um curso disponibilizado de maneira virtual por intermédio da Internet em algum sistema ou canal digital.

Assim, um curso online é muito mais do que uma simples aula gravada e disponibilizada na Internet.

Ele proporciona diversos benefícios exclusivos em comparação ao ensino tradicional presencial. Tem um processo de aprendizagem interativo, dinâmico e acessível a qualquer pessoa que tenha acesso à Internet.

Normalmente, possui uma linguagem simples, prática e moderna que atende da melhor maneira possível o público alvo em questão.

Um curso online pode ser oferecido através de uma plataforma LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem) ou até pelo YouTube.

Screencasts

Você já assistiu algum tutorial, videoaula ou algum vídeo demonstrativo de programa ou aplicativo na internet?

Então, esses vídeos são em sua maioria screencasts.

Portanto, os screencasts são vídeos filmados a partir da tela do computador, como os tutoriais que ensinam a utilizar algum software ou site, para facilitar que o público veja exatamente como é a interface do produto e onde ele deve ir para realizar cada tarefa.

É muito utilizado em vídeoaula, para ensinar o passo-a-passo de alguma ferramenta e em vídeos de gameplay.

Ele pode ter um áudio integrado ou ser mudo e é feito através de sites de captura.

Atualmente, existem sites pagos e gratuitos.

Audiobooks

Começamos a ouvir histórias ainda quando pequenos, através outras pessoas como nossos pais, avôs, professores e etc.

Mas, como o tempo passamos a ler essas histórias por conta própria.

Voltarmos a ouvir histórias é algo natural e o audiobook nos proporciona isso.

Então, audiobooks ou livro em áudio são livros narrados por profissionais, atores ou até voluntários e disponibilizados em um formato MP3, aplicativos e plataformas de streaming.

A vantagem do audiobook é que as pessoas podem colocar no seu iPod, smartphone ou qualquer outro player de áudio e ouvir enquanto faz outras coisas.

 Podcasts

Poadcast - Contabilidade digital em São Paulo – SP

A palavra Podcast vem da junção de Ipod com Broadcast (transmissão de informações por áudio ou TV).

O termo surgiu em 2004 e o créditos são atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregado de Podcasts e disponibilizou na internet.

Portanto, o Podcast nada mais é do que um  programa de rádio com conteúdo sob demanda, que você escuta quando e na hora que quiser.

Dessa forma, você pode acessar um podcast a partir de vários players como o Spotify, o Itunes, o Deezer entre outros.

Uma vantagem do podscast é que o aúdio é bem mais leve que o vídeo, e consome menos seu plano de internet.

O conteúdo é gratuito, porém pode-se assinar para receber conteúdos exclusivos.

Existem também Podcasts com versão em vídeo.

Programas para Membros

É um ambiente exclusivo, onde somente pessoas autorizadas através de login e senha de usuário tem acesso.

No entanto, para conseguir esse acesso que dará direito conteúdos exclusivos por alguns meses é pago um valor de adesão ou assinatura.

É o formato ideal para programas de Coaching online.

Você pode utilizar esse canal para formatos em texto, áudio ou vídeo. Em casos de cursos, é possível liberar os módulos com a frequência que desejar

Revistas eletrônicas ou e-Magazines

É uma versão digital da revista impressa acessada através da internet.

Elas têm periodicidade definida (mensal, quinzenal, semanal) com conteúdo exclusivo para assinantes.

Kits

Os kits são conjuntos de infoprdutos de diversos tipos.

Podem misturar ebooks, com videoaulas e screencasts. Como todos os arquivos são em formato digital, tudo pode ser entregue via internet e, dessa forma, o consumidor pode usufruir do conteúdo em diversos tipos de mídia.

 Vantagens do Infoproduto

As vantagens do infoproduto são muitas, vamos falar um pouco sobre as principais delas:

  • Baixo custo;
  • Fácil para qualquer um começar (com o Google Docs você já faz);
  • Sem estoque ou distribuição;
  • Sem extravios
  • Lucro de venda quase 100% seu.
  • Afiliados vendendo para você, o que dá escalabilidade para o seu produto

Divulgação de Infoproduto

Os produtos de veiculação online devem ser hospedados em algum ambiente na internet e por isso, se você deseja vender um curso, procure por plataformas EAD.

Algumas plataformas  são gratuitas e suportam uma grande variedade de formatos de arquivos, como é o caso do Hotmart Club. Basta pesquisar e escolher a que melhor irá lhe atender.

Por outro lado, não há como ganhar dinheiro com infoproduto sem uma boa estratégia de divulgação.

Algumas delas são:

E-mail marketing:

O e-mail marketing é uma alternativa muito eficaz na divulgação e conversão para seu infoproduto.

Se você já tem suas listas de e-mail bem segmentadas, é só buscar entender onde o seu produto se encaixa melhor e então começar seus disparos.

Caso contrário, aproveite da criação de Landing Pages para conseguir leads e comece a estruturar agora sua primeira campanha de e-mail marketing!

Landing page

São páginas com alta capacidade de conversão e são muito importantes para qualificar e te ajudar a aumentar a base de clientes (Leads).

Em geral, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal.

Isso é feito propositalmente: depois de conseguir levar um visitante para uma Landing Page, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a conversão.

Invista nas redes sociais

Conhecendo o perfil do seu cliente, você saberá qual a melhor rede para investir.

Formalização do infoprodutor

As plataformas, em geral, permitem que os produtores recebam pelo CPF. Ou seja, é possível atuar como Pessoa Física sem precisar abrir uma empresa.

No entanto,  limitam as transações para Pessoas Físicas.

A Hotmart, por exemplo, possui limite de R$1.900.

Além disso, outra questão importante é o imposto para Pessoa Física.

O valor é tributado pela tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas e  chega a 27,5% sobre o rendimento.

O imposto é recolhido mensalmente pelo carnê-leão.

Além desse valor, é preciso pagar o INSS, que chega até 20% da renda.

Dessa forma, é bom fazer todos os cálculos para verificar se essa opção compensará.

Mas também, essa não é a única opção do empreendedor digital.

Quando a venda de seu infoproduto começar a atingir o valor limite das plataformas, é hora de pensar na abertura de empresa.

Os infoprodutores não têm mais a opção de abrir empresa como MEI.

Empresário Individual, Sociedade Unipessoal Limitada, Eireli e Sociedades são a as opções. Entenda um pouco mais vendo o vídeo abaixo.

 

Para agilizar a abertura da empresa, será necessário adquirir um certificado digital.

Também é preciso definir o regime tributári para saber os imosptos que serão pagos. As opções são: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Todas essas opções têm vantagens e desvantagens.

A Vance Contábil poderá analisar seu faturamento para indicar a melhor opção.

 

Conclusão

Primeiramente, agora, que com este artigo você aprendeu o que é infoproduto, que tal colocar em prática o que aprendeu?

Você tem algum conhecimento que pode compartilhar com outras pessoas? As pessoas costumam vir até você para pedir conselhos sobre algum assunto? Se você tem algo para ensinar, que possa resolver problemas ou facilitar a vida de outras pessoas, por que não transformar este conhecimento em um produto digital?

Essa é uma das mais modernas e rentáveis formas de empreender na internet.

No entanto, para conseguir ter sucesso é preciso planejamento, pesquisa e claro a confecção do infoproduto.

É um processo trabalhoso, porém não é complexo.

Por fim, para o usuário, o consumo de conteúdo digital também é muito vantajoso, já que o conhecimento se torna mais alcançável e prático de se adquirir.

Então, já tem a ideia para o seu infoproduto?

 

Acesse nosso blog para ter acesso a mais conteúdo que poderão te ajudar a se tornar um infoprodutor.

 

Até a próxima!

 

 

 

 

 

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