MEI dicas para empresas

Dicas Sobre Empresas Do Mei Notícias E Artigos Contábeis Na Zona Leste Sp | Vance Contábil - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Olá, hoje iremos sanar algumas dúvidas e informações para as empresas do MEI. Você poderá verificar todos os deveres e direitos de empresas classificadas nesse regime entrando em contato.

Antes de iniciar a formalização da sua empresa, entenda quais são os deveres do MEI e preste atenção em alguns cuidados:
Documentos e informações necessários:
  • Números do seu CPF, título de eleitor ou o recibo da última declaração do imposto de renda, caso tenha declarado nos últimos dois anos. Não é necessário anexar nenhum deles no cadastro.
  • CEP de sua residência e do local onde exercerá sua atividade.
  • Número de celular ativo.

Você já consultou a prefeitura do seu município para saber se sua atividade pode ser exercida no local escolhido? Conte com nossa contabilidade para auxilia-lo.

O que você precisa saber sobre o MEI

O MEI se tornou um dos maiores programas de inclusão social do país. MEI significa Microempreendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.

Posso cadastrar um nome fantasia? Como proceder?

Sim, a qualquer momento pode-se cadastrar um nome fantasia. O nome fantasia é cadastrado através do Portal do Empreendedor, no menu, alteração de dados cadastrais. Importante atentar-se para as regras do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual – INPI, que é o órgão que faz o registro de marcas. O simples cadastro do nome fantasia na Junta Comercial NÃO dá direito ao uso do mesmo caso seja registrado como marca por outra empresa. Caso o MEI queira registrar o nome fantasia que usa como marca acesse o site do INPI: http://www.inpi.gov.br para mais informações.

Como ser MEI?

Dessa forma, para ser registrado como Microempreendedor Individual, a área de atuação do profissional precisa estar na lista oficial da categoria, já que o MEI foi criado com o objetivo de regularizar a situação de profissionais informais. O processo de formalização do MEI será considerado devidamente concluído com a emissão automática do certificado, pelo Portal do Empreendedor.

Para ser MEI é necessário:

  • Faturar até R$ 81.000,00 por ano ou R$ 6.750,00 por mês;
  • Não ter participado em outra empresa como sócio ou titular.
Quanto custa para registrar um funcionário no MEI

Sobretudo, o Microempreendedor Individual (MEI) deve preencher a Guia do FGTS e Informação à Previdência Social (GFIP), que é entregue até o dia 7 de cada mês, através de um sistema chamado Conectividade Social da Caixa Econômica Federal.

Sendo assim, logo após preencher e entregar a GFIP, o Microempreendedor Individual (MEI) deve depositar o FGTS, calculado à base de 8% sobre o salário do empregado. Além disso, deverá recolher 3% desse salário para a Previdência Social.

Desse modo, com esse recolhimento, o Microempreendedor Individual (MEI) protege-se contra reclamações trabalhistas, e o seu empregado tem direito a todos os benefícios previdenciários, como aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio por acidente de trabalho, doença ou licença-maternidade.

O que devo saber para registrar um funcionário sendo MEI
  • Microempreendedor Individual pode contratar apenas um único empregado. Pode ser qualquer pessoa, seu parente, marido, esposa ou amigo;
  • Só podem ser contratadas pessoas maiores de 16 anos;
  • A remuneração do funcionário deve ser de um salário mínimo ou então igual ao piso da sua categoria relacionado pelo sindicato responsável por sua atuação profissional;
  • Não é permitido ter um funcionário ganhando um salário maior que o mínimo ou maior que o piso da categoria;
  • O funcionário do MEI também tem direito à férias, 13º Terceiro, carteira assinada, vale-transporte etc;
  • O microempreendedor deve adotar o livro de registro de funcionários ou a ficha informatizada.
Quais os procedimentos que o MEI deve tomar para caracterizar o afastamento do único funcionário?

A partir do atendimento da condição legal do afastamento, o empregador Microempreendedor Individual pode contratar outro empregado, e o contrato desse novo empregado perdurará durante o tempo em que o contrato do outro empregado estiver interrompido ou suspenso.

Exemplo: a licença maternidade é caracterizada a partir do momento em que o empregador é notificado pela empregada mediante a entrega do atestado médico ou da certidão de nascimento do filho.

Para a contratação de empregado o MEI precisa de contador?

Não há necessidade de ter um contador para a contratação de um empregado pelo MEI. Se preferir, o MEI pode utilizar-se do auxílio de um profissional de contabilidade a fim de obter mais detalhes e orientação para a contratação de um empregado.

Quanto custa ser MEI?

Para ser MEI você terá como despesa apenas o pagamento mensal do Simples Nacional (DAS).

Quais os Benefícios do MEI
  • Auxilio maternidade;
  • Afastamento remunerado por problemas de saúde;
  • Aposentadoria;
  • Sendo MEI, você é enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL)
  • Com CNPJ, poderá abrir conta em banco e ter acesso a crédito com juros mais baratos. Podendo ter endereço fixo para facilitar a conquista de novos clientes;
  • Não tem obrigação de pagar Sindicato Patronal Anual

Sabemos que surgem medos e incertezas pelo que está por vir. Para continuar se mantendo informado e conhecer dicas para driblar diversas situações que acabam surgindo, acompanhe sempre nosso blog.

2 Fonte
Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Análise Swot Ou Análise Fofa - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Análise SWOT ou Análise FOFA: o que é e como fazer

Um dos clássicos da administração estratégica, a análise SWOT ou análise FOFA, é um conceito importante para as empresas enxergarem as áreas do negócio de uma maneira que ajude nas ações e estratégias. Uma estratégia que auxilia o empreendedor em uma

Guia Para Fazer Planejamento Estrategico - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Guia para fazer planejamento estratégico

O planejamento estratégico de uma empresa é um dos pontos mais importantes para quem deseja ter sucesso no seu negócio. Afinal, é nesta etapa que serão definidos os principais objetivos da organização e os possíveis caminhos para atingi-los da maneira

Fornecedores Saiba Como Encontrar Os Melhores Parceiros 640x360 - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Fornecedores: saiba como encontrar os melhores parceiros

Os fornecedores são peças-chave para as empresas, ainda mais quando falamos em e-commerce e Marketplace. Se os produtos vendidos pela marca não são produzidos pela mesma, ela precisa conseguir esses recursos, e nem sempre ir direto na fábrica é uma boa

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A Recuperação de créditos de PIS e COFINS pagos por…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Área do Cliente





Esqueci minha senha