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O que é Chargeback?

 

Chargeback é a reversão, contestação ou cancelamento de uma compra realizada pela internet, através do cartão de crédito ou débito.

Isso acontece quando o cliente pede o reembolso para a operadora do cartão.

O Chargeback é um instrumento criado pelas operadoras de cartão de crédito com o objetivo de conferir maior segurança às operações realizadas com seus cartões, em especial no e-commerce, tendo como finalidade evitar que o consumidor seja lesado.

 

E por que o cliente pede o Chargeback?

Um dos motivos seria porque o cliente não recebeu o produto, a mercadoria não foi entregue no prazo ou o produto apresenta algum defeito.

Em outro caso, geralmente pede se o reembolso porque o cliente não reconhece a compra, alegando assim, uma operação fraudulenta.

Nestes casos a operadora entra com uma perícia para checar se a contestação do cliente procede, e a partir das informações checadas fazer o Chargeback, ou seja, fazer a devolução para o cliente.

Outro caso que pode acontecer é de o cliente fazer uma compra de um determinado valor e ser debitado outro valor, neste caso, pode-se também solicitar o Chargeback.

O Chargeback geralmente está relacionado diretamente com questão de fraudes no E-Commerce para quem vende através de cartões.

No E-Commerce quando a compra é feita com cartão por exemplo, ela está sujeita a possíveis fraudes, ou seja, o vendedor está sujeito a levar um Chargeback.

Com isso além de você deixar de receber, ou seja, causar impacto financeiro, você ainda sofre impacto: Administrativo, Financeiro e Fiscal.

 

E como isso Acontece:

Quando ocorre alguma venda, a operadora reconhece essa compra e autoriza ela pra você.

A partir desse momento você pega o produto, embala, emite nota fiscal e envia para o cliente.

Até aí tudo ok, venda concluída e cliente satisfeito. Quando para a surpresa do vendedor, depois de mais ou menos 20 dias a empresa manda uma notificação que a venda foi reconhecida como uma fraude, e eles estão estornando o dinheiro da sua conta.

Ou seja, a partir do momento da compra até a notificação da operadora dará mais ou menos 30 dias, com isso você já embrulhou o produto, já emitiu sua nota fiscal, já enviou pelos correios e o fraudador já recebeu esse produto em um endereço locado em nome de “laranjas”.

Com isso, o vendedor teve todo o trabalho administrativo fazendo o processo operacional do produto.

Teve o prejuízo financeiro, pois não irá receber o dinheiro de volta.

E o prejuízo fiscal porque virou o mês e ele pagou imposto em cima daquela nota que foi emitida no ato da compra.

Há também prejuízos relacionados à credibilidade da marca e além disso, se uma loja tem pedidos recorrentes de Chargeback, ela pode ser negativada pela administradora de cartão de crédito.

 

Como evitar o Chargeback

Hoje já é possível minimizar o impacto dos Chargebacks por meio da implementação de algumas ações de segurança.

1) Você pode adotar uma política própria: fazendo a conferência de dados pessoais, comprovante de endereço etc;

2) Contratação de um serviço de análise de riscos: mediante consulta da empresa contratada em sua grande base de dados e em software de inteligência em segurança de e-commerce, estas empresas retornam uma informação sobre o risco da operação em questão, ou seja, o Chargeback;

3) Uso de intermediadores de pagamento: que visa evitar os riscos de Chagerback, é o uso de intermediadores de pagamento como o exemplo do Pagseguro;

4) Usar o AR ou a entrega em mãos: O que significa Aviso de Recebimento (AR), que indica quando a mercadoria foi recebida pelo cliente. Já o recurso “mão própria” serve para recolher a assinatura somente do próprio cliente no ato da entrega.

Outro modo de se evitar o Chargeback também, é através do modelo de autenticação de transação do comércio eletrônico.

Que é feito no site do próprio emissor do cartão, ou seja, esse sistema garante que a pessoa que está realizando a compra é quem ela diz ser confirmando sua identidade.

Estes intermediadores conseguem amenizar essas fraudes para que a incidência de Chargeback seja menor, dessa forma você consegue proteger sua loja virtual e seu cliente.

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