Índice
O que é Chargeback?
Chargeback é a reversão, contestação ou cancelamento de uma compra realizada pela internet, através do cartão de crédito ou débito.
Isso acontece quando o cliente pede o reembolso para a operadora do cartão.
O Chargeback é um instrumento criado pelas operadoras de cartão de crédito com o objetivo de conferir maior segurança às operações realizadas com seus cartões, em especial no e-commerce, tendo como finalidade evitar que o consumidor seja lesado.
E por que o cliente pede o Chargeback?
Um dos motivos seria porque o cliente não recebeu o produto, a mercadoria não foi entregue no prazo ou o produto apresenta algum defeito.
Em outro caso, geralmente pede se o reembolso porque o cliente não reconhece a compra, alegando assim, uma operação fraudulenta.
Nestes casos a operadora entra com uma perícia para checar se a contestação do cliente procede, e a partir das informações checadas fazer o Chargeback, ou seja, fazer a devolução para o cliente.
Outro caso que pode acontecer é de o cliente fazer uma compra de um determinado valor e ser debitado outro valor, neste caso, pode-se também solicitar o Chargeback.
O Chargeback geralmente está relacionado diretamente com questão de fraudes no E-Commerce para quem vende através de cartões.
No E-Commerce quando a compra é feita com cartão por exemplo, ela está sujeita a possíveis fraudes, ou seja, o vendedor está sujeito a levar um Chargeback.
Com isso além de você deixar de receber, ou seja, causar impacto financeiro, você ainda sofre impacto: Administrativo, Financeiro e Fiscal.
E como isso Acontece:
Quando ocorre alguma venda, a operadora reconhece essa compra e autoriza ela pra você.
A partir desse momento você pega o produto, embala, emite nota fiscal e envia para o cliente.
Até aí tudo ok, venda concluída e cliente satisfeito. Quando para a surpresa do vendedor, depois de mais ou menos 20 dias a empresa manda uma notificação que a venda foi reconhecida como uma fraude, e eles estão estornando o dinheiro da sua conta.
Ou seja, a partir do momento da compra até a notificação da operadora dará mais ou menos 30 dias, com isso você já embrulhou o produto, já emitiu sua nota fiscal, já enviou pelos correios e o fraudador já recebeu esse produto em um endereço locado em nome de “laranjas”.
Com isso, o vendedor teve todo o trabalho administrativo fazendo o processo operacional do produto.
Teve o prejuízo financeiro, pois não irá receber o dinheiro de volta.
E o prejuízo fiscal porque virou o mês e ele pagou imposto em cima daquela nota que foi emitida no ato da compra.
Há também prejuízos relacionados à credibilidade da marca e além disso, se uma loja tem pedidos recorrentes de Chargeback, ela pode ser negativada pela administradora de cartão de crédito.
Como evitar o Chargeback
Hoje já é possível minimizar o impacto dos Chargebacks por meio da implementação de algumas ações de segurança.
1) Você pode adotar uma política própria: fazendo a conferência de dados pessoais, comprovante de endereço etc;
2) Contratação de um serviço de análise de riscos: mediante consulta da empresa contratada em sua grande base de dados e em software de inteligência em segurança de e-commerce, estas empresas retornam uma informação sobre o risco da operação em questão, ou seja, o Chargeback;
3) Uso de intermediadores de pagamento: que visa evitar os riscos de Chagerback, é o uso de intermediadores de pagamento como o exemplo do Pagseguro;
4) Usar o AR ou a entrega em mãos: O que significa Aviso de Recebimento (AR), que indica quando a mercadoria foi recebida pelo cliente. Já o recurso “mão própria” serve para recolher a assinatura somente do próprio cliente no ato da entrega.
Outro modo de se evitar o Chargeback também, é através do modelo de autenticação de transação do comércio eletrônico.
Que é feito no site do próprio emissor do cartão, ou seja, esse sistema garante que a pessoa que está realizando a compra é quem ela diz ser confirmando sua identidade.
Estes intermediadores conseguem amenizar essas fraudes para que a incidência de Chargeback seja menor, dessa forma você consegue proteger sua loja virtual e seu cliente.
Acesse o nosso Blog e tenha mais dicas de empreendedorismo, gestão, finanças, tributos ou se preferir, entre em contato através de um dos nossos canais de comunicação descritos em nosso site.