O Que é Chargeback Notícias E Artigos Contábeis Na Zona Leste Sp | Vance Contábil - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O que é Chargeback?

 

Chargeback é a reversão, contestação ou cancelamento de uma compra realizada pela internet, através do cartão de crédito ou débito.

Isso acontece quando o cliente pede o reembolso para a operadora do cartão.

O Chargeback é um instrumento criado pelas operadoras de cartão de crédito com o objetivo de conferir maior segurança às operações realizadas com seus cartões, em especial no e-commerce, tendo como finalidade evitar que o consumidor seja lesado.

 

E por que o cliente pede o Chargeback?

Um dos motivos seria porque o cliente não recebeu o produto, a mercadoria não foi entregue no prazo ou o produto apresenta algum defeito.

Em outro caso, geralmente pede se o reembolso porque o cliente não reconhece a compra, alegando assim, uma operação fraudulenta.

Nestes casos a operadora entra com uma perícia para checar se a contestação do cliente procede, e a partir das informações checadas fazer o Chargeback, ou seja, fazer a devolução para o cliente.

Outro caso que pode acontecer é de o cliente fazer uma compra de um determinado valor e ser debitado outro valor, neste caso, pode-se também solicitar o Chargeback.

O Chargeback geralmente está relacionado diretamente com questão de fraudes no E-Commerce para quem vende através de cartões.

No E-Commerce quando a compra é feita com cartão por exemplo, ela está sujeita a possíveis fraudes, ou seja, o vendedor está sujeito a levar um Chargeback.

Com isso além de você deixar de receber, ou seja, causar impacto financeiro, você ainda sofre impacto: Administrativo, Financeiro e Fiscal.

 

E como isso Acontece:

Quando ocorre alguma venda, a operadora reconhece essa compra e autoriza ela pra você.

A partir desse momento você pega o produto, embala, emite nota fiscal e envia para o cliente.

Até aí tudo ok, venda concluída e cliente satisfeito. Quando para a surpresa do vendedor, depois de mais ou menos 20 dias a empresa manda uma notificação que a venda foi reconhecida como uma fraude, e eles estão estornando o dinheiro da sua conta.

Ou seja, a partir do momento da compra até a notificação da operadora dará mais ou menos 30 dias, com isso você já embrulhou o produto, já emitiu sua nota fiscal, já enviou pelos correios e o fraudador já recebeu esse produto em um endereço locado em nome de “laranjas”.

Com isso, o vendedor teve todo o trabalho administrativo fazendo o processo operacional do produto.

Teve o prejuízo financeiro, pois não irá receber o dinheiro de volta.

E o prejuízo fiscal porque virou o mês e ele pagou imposto em cima daquela nota que foi emitida no ato da compra.

Há também prejuízos relacionados à credibilidade da marca e além disso, se uma loja tem pedidos recorrentes de Chargeback, ela pode ser negativada pela administradora de cartão de crédito.

 

Como evitar o Chargeback

Hoje já é possível minimizar o impacto dos Chargebacks por meio da implementação de algumas ações de segurança.

1) Você pode adotar uma política própria: fazendo a conferência de dados pessoais, comprovante de endereço etc;

2) Contratação de um serviço de análise de riscos: mediante consulta da empresa contratada em sua grande base de dados e em software de inteligência em segurança de e-commerce, estas empresas retornam uma informação sobre o risco da operação em questão, ou seja, o Chargeback;

3) Uso de intermediadores de pagamento: que visa evitar os riscos de Chagerback, é o uso de intermediadores de pagamento como o exemplo do Pagseguro;

4) Usar o AR ou a entrega em mãos: O que significa Aviso de Recebimento (AR), que indica quando a mercadoria foi recebida pelo cliente. Já o recurso “mão própria” serve para recolher a assinatura somente do próprio cliente no ato da entrega.

Outro modo de se evitar o Chargeback também, é através do modelo de autenticação de transação do comércio eletrônico.

Que é feito no site do próprio emissor do cartão, ou seja, esse sistema garante que a pessoa que está realizando a compra é quem ela diz ser confirmando sua identidade.

Estes intermediadores conseguem amenizar essas fraudes para que a incidência de Chargeback seja menor, dessa forma você consegue proteger sua loja virtual e seu cliente.

Acesse o nosso Blog e tenha mais dicas de empreendedorismo, gestão, finanças, tributos ou se preferir, entre em contato através de um dos nossos canais de comunicação descritos em nosso site.

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Análise Swot Ou Análise Fofa - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Análise SWOT ou Análise FOFA: o que é e como fazer

Um dos clássicos da administração estratégica, a análise SWOT ou análise FOFA, é um conceito importante para as empresas enxergarem as áreas do negócio de uma maneira que ajude nas ações e estratégias. Uma estratégia que auxilia o empreendedor em uma

Guia Para Fazer Planejamento Estrategico - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Guia para fazer planejamento estratégico

O planejamento estratégico de uma empresa é um dos pontos mais importantes para quem deseja ter sucesso no seu negócio. Afinal, é nesta etapa que serão definidos os principais objetivos da organização e os possíveis caminhos para atingi-los da maneira

Fornecedores Saiba Como Encontrar Os Melhores Parceiros 640x360 - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Fornecedores: saiba como encontrar os melhores parceiros

Os fornecedores são peças-chave para as empresas, ainda mais quando falamos em e-commerce e Marketplace. Se os produtos vendidos pela marca não são produzidos pela mesma, ela precisa conseguir esses recursos, e nem sempre ir direto na fábrica é uma boa

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Olá! Por acaso você já ouviu falar em Fulfillment? Sabe…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Área do Cliente





Esqueci minha senha