Pagamentos: Estratégia que pode alavancar vendas no e-commerce

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Pagamentos, na atual economia digital onde estamos inseridos, se tornam um centralizador de dados, que precisa ser mais utilizado como um dos indicadores de comportamento de consumo.

O consumidor já derrubou as barreiras entre online e offline

Atualmente, não há como falar de estratégia de pagamentos no e-commerce, sem citar que o consumidor mudou e que não existem mais barreiras para ele, principalmente neste quase segundo ano de adversidades no varejo.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, 5,7 milhões de pessoas estão utilizando a internet como meio consumo.

Essa mudança, ocorre principalmente na questão do consumo omnichannel.

Mas, o que é Omnichannel?

É uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de:

  • estreitar a relação entre online e off-line e
  • aprimorar a experiência do cliente.

Dessa forma, essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico.

Assim, o consumidor que passou a ter essa experiência de compra mais dinâmica procura mais versatilidade, por exemplo:

  • comprar pelo app e retirar na loja,
  • scanear um QR code e pagar pelo próprio aplicativo (pagamento transparente),
  • comprar online e devolver ou fazer trocas na loja física.

Mas, o que se vê são canais muito isolados e dessa forma muitas informações são perdidas.

Os canais devem ser menos complexos e mais unificados, principalmente para o consumidor recorrente.

Desse modo, o que o consumidor precisa é que todas as etapas do processo sejam unificadas e que se comuniquem.

Assim como o consumidor, a estratégia pagamento tem que estar no centro do processo.

Então, como fazer isso?

Primeiramente, temos que entender:

  • onde está o meu consumidor,
  • como ele paga,
  • de que forma ele prefere pagar,
  • quais são os canais que ele utiliza para fazer pagamentos.

Pagamentos – Catalisador de dados

A princípio, temos que entender que o processo de pagamento funciona hoje como um catalisador de dados.

Assim:

  • o processo de pagamento se torna um dos indicadores de comportamento e de consumo;
  • conseguimos observar perfis de compra por região, por loja, por bairro, e até migração de canais;
  • a análise dos dados oriundos dos meios de pagamento ajuda o estabelecimento a reconhecer melhor seus clientes;
  • o processo de análise dos dados dos meios de pagamentos apoia para que as tomadas de decisão sejam mais embasadas.

Fluxo dos dados na cadeia de pagamentos

Fluxo - Contabilidade digital em São Paulo – SP

 

Entendendo a cadeia

Primeiramente, vamos antes falar um pouco sobre o que a compõe:

Shopper: é aquele que faz a compra.

Frequentemente, assumimos o papel de compradores de produtos e serviços que não vamos usar (medicamentos para familiares, ração para pets, presentes para os amigos).

Portanto, somos todos shoppers!

Por exemplo: uma mulher que compra um iogurte kids para seu filho. Neste caso a mulher é a shopper e o filho o consumidor.

Gateway: O gateway de pagamento é uma interface que viabiliza a transmissão de dados entre os clientes, comerciantes e os bancos durante os pagamentos da loja virtual.

Em outras palavras, podemos descrevê-lo como uma parte integrante da estrutura do e-commerce que o permite realizar transações financeiras.

Antifraude: é uma ferramenta que tem como função proteger as lojas de e-commerce de ataques cibernéticos. Além disso, ele proporciona mais segurança aos clientes no momento da compra.

Adquirente: adquirentes são empresas como a Stone, a Cielo e a Rede, e seu papel é liquidar as transações financeiras por meio de cartão de crédito e débito.

Para isso, elas se comunicam com as bandeiras de cartão e os bancos emissores (como Nubank, Itaú, Santander etc.) para processar as transações.

Entendendo o fluxo

A princípio, o cliente tem o desejo de compra e chega até o estabelecimento (uma plataforma de e-commerce).

Toda a estratégia de marketing (que é um processo custoso e já necessitou de bastante investimento) ajudou a trazer este cliente até o estabelecimento.

Então, o estabelecimento vai se conectar com o gateway de pagamento que é um catalisador de dados gerais, um arranjador de pedidos, que vai unificar as diversas features e soluções para apoiar o estabelecimento na otimização das vendas.

Logo depois, este vai se conectar ao antifraude (que pode estar ou não dentro do gateway), que vai se plugar com o adquirente, logo processar o que as bandeiras vão processar  e enviar para o banco.

Então, vamos imaginar que cada imagem do fluxo é uma caixinha e que cada caixinha é um grupo de dados passíveis a perda de informação.

Se você não tiver todos esses dados conectados a esse sistema ou então a sistemas que se conversem muito bem a cada etapa do processo temos uma falta de entendimento de dados que pode prejudicar a eficiência do seu negócio.

Processo de abandono de carrinho

Agora, vamos pensar no processo de abandono de carrinho onde você analisa toda a jornada. O cliente pode não finalizar a compra por:

  • falta de opções de pagamento dentro da cadeia,
  • processo muito longo de cadastro,
  • questões de segurança,
  • time out do site
  • problemas técnicos.

Pois bem, não são poucas as questões que temos que analisar antes ou durante o processo de pagamento.

No entanto, a perda de dados que temos durante toda essa cadeia, traz diversos desafios para o estabelecimento.

Desafios do processo de pagamento

  • Perda de dados entre os processos
  •  A perda de dados entre canais – Lojas próprias, franquias, multimarcas, e-commerce e etc.
  • Perda de performance
  • Clientes satisfeitos – não fidelização de clientes
  • Perda de eficiência geral

A experiência no momento de pagamento é crucial na jornada de compra no seu negócio.

Afinal, a etapa de pagamento é o momento mais importante entre o consumidor e a empresa.

 

O PAGAMENTO É PARTE CRUCIAL DA JORNADA DENTRO DO SEU NEGÓCIO, NÃO PODEMOS TRATÁ-LO COMO UMA COMMODITTY

 

Iniciando a conversão

Pontos de Partida

– Status de recusa ( de onde vem os status, qual tipo de cartão, qual o tipo de ticket médio, quais status estamos recebendo

– Análise Chargebacks

– Análise das transações recebidas vs autorizadas

– Conversão por adquirente

– Resultado das retentativas

Próximo nível

– Status de recusa Banco vs bandeira e banco vs ferramenta de antifraude

–  a análise de transações recebidas vs autorizadas, recebidas vs capturadas, autorizadas vs capturadas, capturadas vc pedidos enviados

– análise das retentativas, com base no dia da semana, horário e dia do mês

– a análise de perfil por cartão, categoria, banco ,forma de pagamento

– análise de performance por dia, semana, mês e período

Esses são os principais, contudo há uma gama muito grande de dados que podem ser analisados para melhorar seu fluxo de pagamento.

Uma outra dica é utilizar a tokenização no seu negócio — ou seja, salvar os cartões dos consumidores com o token criptografado.

Finalizando seguem alguns dados….

Vamos refletir

 

35%  Das pessoas que retiram produtos,  compram um item adicional

20 % de aumento do wallet share pela inclusão do comércio unificado

87% Acreditam que as marcas deveriam colocar mais energia para promover a mesma experiência em todos os canais . Fonte: Zendesk

2021 – A procura por uma experiência Omni chegou e a palavra da vez é Comércio Unificado. Fonte: PWC

 

A Vance é uma contabilidade especializada em e-commerce.

Entre em contato conosco, para maiores informações.

 

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