O mercado de cosméticos e perfumaria é bastante atrativo, considerando que o mercado permanece em alta, representando 2% do PIB brasileiro, estabelecido fortemente no país. Um dos principais fatores é a alta demanda por produtos de qualidade, que refletem diretamente no bem-estar e na elevação da autoestima do seu público alvo.
A indústria de cosméticos é formada basicamente pelos seguintes seguimentos: perfumaria, produtos para cabelos, maquiagens e cosméticos dermatológicos. Nas últimas duas décadas, o desenvolvimento da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) cresceu em média 10% ao ano, ocupando assim a quarta posição no ranking mundial do setor.
A procura de produtos para o público masculino tem chamado a atenção de muitos empreendedores, pois esse público tem demonstrado grande interesse em produtos específicos para suas necessidades, que vão muito além do tradicional desodorante e perfume. Este mercado, antes dominado praticamente pelo universo feminino, tem se direcionado a cativar e a fidelizar também o público masculino.
Diante disso, surge a pergunta: Qual a equipe ideal para uma loja de cosméticos e perfumaria?
Índice
Equipe de colaboradores
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento e serviços oferecidos. Para uma loja de cosméticos e perfumaria de pequeno porte pode-se começar com 05 profissionais.
Vendedores – 02 (dois)
Principais Atribuições: Além da venda de mercadorias, auxiliam os clientes na escolha do produto. Registram entrada e saída de mercadorias e prestam serviços ao clientes.
Desse modo, são competências necessárias: conhecer muito bem o produto, demonstrar facilidade para identificar as necessidades e os hábitos dos clientes oferecendo sempre soluções que atendam essas necessidades. Ser dinâmico, boa comunicação e principalmente ser um bom ouvinte para entender o cliente, demonstrando comprometimento com o negócio.
Operador de Caixa – 01 (um)
Principais Atribuições: Receber valores de vendas de produtos e serviços. Controlam numerários e valores, atendendo ao público em geral dando informações financeiras.
Esteticista – 01 (um)
Principais atribuições: O Esteticista é o profissional especialista em tratamentos de beleza, saúde, limpeza e tratamento de pele, maquiagem. Um esteticista visa a manutenção da saúde, beleza e do bem estar.
Sendo assim, são competências necessárias: além de consultor em cosméticos, esse profissional precisa ser flexível, criativo e ter comportamento ético. Com bons conhecimentos em cosmetologia além de produzir bons resultados vai ser capaz de ganhar a confiança dos clientes. E desejável que possua curso técnico em estética e cosmetologia.
Responsável administrativo – 01 (um)
Será responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de materiais, gestão dos recursos humanos e ter conhecimento da gestão do negócio.
Além disso, o empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados com as tendências do setor.
Importante estar atento à convenção coletiva ou acordo coletivo da categoria empreendedora para base salarial dos colaboradores.
Não deixem de baixar o nosso Manual de Gestão – O Essencial Para sua Empresa material essencial para a administração do seu negócio!