WMS O QUE É? Descubra como ele pode revolucionar o seu e-commerce

Wms O Que é Notícias E Artigos Contábeis Na Zona Leste Sp | Vance Contábil - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

WMS o que é? Você já se fez esta pergunta?

O WMS surgiu da necessidade de se melhorar os fluxos de informação e de materiais dentro de um depósito, armazém ou CD, tendo como resultados principais a redução de custos, a melhoria na operação e o aumento do nível de serviço prestado aos clientes.

Ter o controle e uma boa gestão dos produtos do seu depósito, armazém ou CD trazem grandes benefícios e maior competitividade para o seu negócio, principalmente nos dias atuais com o crescimento das vendas pela internet.  Então, você pode conseguir isso através de um Sistema de Gestão de Armazéns (WMs).

Desse modo, se você procura redução no nível de estoque, melhoria no nível de serviço junto ao cliente em virtude do real conhecimento da disponibilidade do que há em seu estoque e melhor utilização do espaço físico, continue lendo este post!

1 – WMS o que é afinal?

WMS é a abreviatura de Warehouse Management System (Sistema de Gestão de Armazém).

É uma ferramenta que automatiza o armazém e auxilia na gestão, ou seja, é um Sistema de Gerenciamento de Armazém através de um software que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo atividades como: recebimento, inspeção, endereçamento, armazenagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e controle de inventário.

Além disso, o WMS também otimiza a disposição de armazenagem, baseado em informações de tempo real sobre o status do uso de endereços de armazenagem.

2 – Como funciona um WMS

O sistema WMS utiliza tecnologia de Auto ID Data Capture, como código de barras, dispositivos móveis e redes locais sem fio para monitorar eficientemente o fluxo de produtos.

Desse modo, uma vez instalado o software WMS, configurado o sistema e feita a parametrização de todos os aplicativos é realizado o levantamento de todos os dados específicos do depósito, armazém ou CD, para garantir que todas as informações migradas e/ou imputadas no novo sistema para assim o WMS emitir sugestões de armazenagem.

Então, após todos os dados serem coletados, o WMS faz uma sincronização através de uma base de dados centralizada, que pode ser por processamento de todo um lote, como por transmissão em tempo real através de redes sem fio.

Resumidamente, quando os pedidos são realizados, automaticamente, serão enviados para o WMS. Desse modo o colaborador responsável pelo procedimento, receberá a notificação de qual é o pedido, quantidade, onde está armazenado e para onde deve ser enviado. Dessa maneira o processo é facilitado, porque nessa notificação, já vem especificado, em qual local específico está o produto. Com a utilização de um leitor é feita a leitura do código de barras do local de destino (caso seja feita a leitura do local errado o mesmo acusa o erro) e do código de barra do produto. Então, é só separar a quantidade solicitada e fazer o envio do mesmo.

3 – Etapas do processo pelo Sistema WMS

RECEBIMENTO: Recebimento normal ou com controle de lotes ou datas.

RECEBIMENTO CEGO: Conferência de recebimento em cego, onde o colaborador confere todos os produtos sem saber a quantidade total que consta na nota fiscal.

ARMAZENAGEM:  O sistema indica o melhor endereço para armazenagem do produto (rua, prateleira).

SEPARAÇÃO: Separação por FIFO (ou primeiro produto que entra é o primeiro que sai) e FEFO (primeiro que vence é o primeiro que sai).

EXPEDIÇÃO: Expedição por pedido ou por transportadora.

INVENTÁRIO: Inventário parcial, total e cíclico.

4 – Principais funções do WMS

Controle e segurança de mercadorias

As mercadorias são controladas à distância, através de etiqueta REDIF, sendo possível identificar espaços vagos e localizar produtos com rapidez. Além disso, o sistema ajuda a controlar também os veículos que realizam as entregas ou retiradas de mercadorias.

Integração ao ERP

Outra forma de abastecer as informações dentro do WMS é integrando-o a outro sistema: o ERP, ou sistema de gestão empresarial. Assim, todo o registro de compras que é feito no ERP é sincronizado ao sistema WMS, que inicia o processo de envio ao cliente mais rapidamente. Além disso, sincronização de saldos de estoque, envio de ordens de compras, acompanhamento de status e faturamento de pedidos são outros recursos de integração.

Geração de relatórios

Relatórios de estoque são gerados de maneira rápida com o WMS, de modo que permita a tomada de decisões estratégicas sobre assuntos como layout e compra possam ser tomadas.

Integração com outras áreas

Identificar a necessidade de compra de mais matéria-prima ou mercadoria antes que elas se esgotem no estoque é possível?

Sim, uma das principais vantagens do sistema WMS é que ele pode ser acessado a partir de redes locais por outros departamentos, garantindo a sincronia entre etapas variadas.

Transferência entre estoques

Em casos de empresas com mais de um estoque, o WMS integra a gestão de todos eles, tornando as transferências mais corretas e eficazes.

5 – Vantagens de ter um Sistema WMS

Algumas das vantagens de implantar um sistema de WMs são:

  • Otimização operacional através do aumento da produtividade devido ao Controle Operacional (o WMS fornece as tarefas a serem feitas), redução do tempo perdido com esperas, redução do tempo morto dos recursos de movimentação, otimização do percurso de separação de pedidos;
  • Otimização do espaço na área de estocagem: o WMS tem como uma de suas funções a sugestão do melhor local para armazenar um determinado produto na hora do seu recebimento, aumentando assim a densidade de estocagem e diminuindo as distâncias a serem percorridas, evitando desse modo que o operador percorra todo o CD em busca de um local disponível para armazenar.

Além destas seguem outras vantagens de ter um sistema WMS:

  • Maior eficiência no gerenciamento de armazéns e centros de distribuição;
  • Maior organização e automatização dos processos logísticos;
  • Informações em tempo real sobre inventário, etapas e processos;
  • Redução de custos por perda ou extravio de mercadorias ou matérias primas;
  • Máximo aproveitamento de recursos e mão de obra;
  • Redução do tempo de espera entre etapas;
  • Gerenciamento de equipe;
  • Maior qualidade e agilidade nos serviços prestados aos clientes.
  • Reduz erro de separação
  • Reduz devoluções
  • Eliminação de reclamações por parte dos clientes;
  • Vantagem competitiva;
  • Controle de saída e entrada mercadorias;
  • Controle de produção individual ou coletiva.

Agora você já sabe o que é um WMS, contudo para conhecer e escolher um sistema adequado à sua operação, a realização de uma análise profunda dos processos que vão fazer parte do controle exercido pelo sistema são fundamentais para o sucesso de implantação de um sistema WMS.

Acesse o nosso Blog e tenha mais dicas de empreendedorismo, gestão, finanças, tributos ou se preferir, entre em contato através de um dos nossos canais de comunicação descritos em nosso site.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Análise Swot Ou Análise Fofa - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Análise SWOT ou Análise FOFA: o que é e como fazer

Um dos clássicos da administração estratégica, a análise SWOT ou análise FOFA, é um conceito importante para as empresas enxergarem as áreas do negócio de uma maneira que ajude nas ações e estratégias. Uma estratégia que auxilia o empreendedor em uma

Guia Para Fazer Planejamento Estrategico - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Guia para fazer planejamento estratégico

O planejamento estratégico de uma empresa é um dos pontos mais importantes para quem deseja ter sucesso no seu negócio. Afinal, é nesta etapa que serão definidos os principais objetivos da organização e os possíveis caminhos para atingi-los da maneira

Fornecedores Saiba Como Encontrar Os Melhores Parceiros 640x360 - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Fornecedores: saiba como encontrar os melhores parceiros

Os fornecedores são peças-chave para as empresas, ainda mais quando falamos em e-commerce e Marketplace. Se os produtos vendidos pela marca não são produzidos pela mesma, ela precisa conseguir esses recursos, e nem sempre ir direto na fábrica é uma boa

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Logística para e-commerce A Logística para e-commerce faz parte de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Área do Cliente





Esqueci minha senha