Cnae para e-commerce: Qual o correto? Existe diferença da loja física?

Cnae Para E Commerce Notícias E Artigos Contábeis Na Zona Leste Sp | Vance Contábil - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Certamente você já esteve diante das seguintes dúvidas: Qual o CNAE para e-commerce? que plataforma de vendas utilizar? qual forma de envio de mercadorias? qual a melhor forma de recebimento de pagamentos?

São inúmeras as dúvidas que começaram a surgir nas empresas diante da necessidade de iniciar ou agilizar seu processo de vendas pela internet.

Neste artigo focaremos em ajudá-lo especificamente na escolha correta do CNAE para e-commerce, pois vender produtos sem a correta classificação em seu CNPJ pode lhe acarretar problemas com o fisco, além de gerar pagamentos indevidos ou a maior de impostos.

Portanto, leia com atenção e fique atento às dicas.

Boa leitura!

1. O que é CNAE?

CNAE nada mais é do que a sigla de abreviação para: Classificação Nacional de Atividade Econômica.

Cada ramo de atividade possui um CNAE diferente e é importante escolher qual o correto para o seu tipo de atividade, isso evitará futuros problemas com a fiscalização, além de garantir o pagamento correto dos impostos e o enquadramento no Simples Nacional.

2. Onde pesquiso o CNAE para e-commerce?

Primeiramente devemos ter em mente, que não há diferença entre o CNAE utilizado para lojas físicas e o CNAE de e-commerce, ou seja, se uma loja de roupas por exemplo, que já possua um ponto comercial, desejar começar a realizar vendas pela internet, ela utilizará o mesmo código CNAE já cadastrado em seu CNPJ da loja física, nesse caso o código 4781-4-00 – comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

Isso acontece porque a legislação tributária em matéria de incidência de impostos, não faz distinção entre o comércio realizado em lojas físicas e o comércio realizado de forma virtual, muito embora exista uma legislação específica para e-commerce que trate de outras questões.

3. Passo a passo para a pesquisa do CNAE e-commerce

Sabendo que não há diferença entre o CNAE para e-commerce e o CNAE utilizado na loja física, basta então acessar o site do Concla (Comissão Nacional de Classificação) pertencente ao IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para realizar a pesquisa de acordo com os produtos e/ou serviços que você vende pela internet.

É importante frisar, que não são apenas mercadorias e produtos que são vendidos pela internet, há também diversos tipos de prestação de serviços que são realizados através da internet, e por isso daremos 2 exemplos de pesquisa de CNAE, um para venda de produtos, outro para “venda” de uma prestação de serviços:

Ao entrar no site do Concla você encontrará a seguinte tela:

Capturar - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Repare que é possível realizar a busca por “atividades” digitando o tipo de produto/mercadoria que você vende, ou ir filtrando através da aba “estrutura”.

3.1. CNAE para e-commerce digitando o tipo de produto

Primeiramente, daremos um exemplo de busca através da digitação do tipo de produto ou mercadoria que você vende, usaremos como exemplo “roupas”:

Shot 20200717 13616 8s1rh1 Notícias E Artigos Contábeis Na Zona Leste Sp | Vance Contábil - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Repare que irá aparecer diversos tipos de atividades relacionados à roupas, desde a confecção, comércio atacadista, comércio varejista, etc. Geralmente o CNAE para e-commerce utilizar será o relacionado à comércio varejista de roupas, código 4781-4-00.

Uma dica: Todos os códigos relacionados ao comércio varejista se iniciam com o código 47, e a numeração que vem em seguida irá variar de acordo com o produto vendido.

3.2. CNAE para e-commerce filtrando na aba “estrutura”

Agora que já sabemos como pesquisar o CNAE para e-commerce através da digitação do tipo de mercadoria vendida no campo “atividades” do site do Concla (IBGE), veremos à seguir como encontrá-lo filtrando as informações através da aba “estrutura”:

Capturar3 - Notícias e Artigos Contábeis na Zona Leste - SP | Vance Contábil

Repare que a estrutura é dividida por ramo de atividades e como vimos anteriormente, a seção que engloba todos os produtos vendidos no comércio varejista é a seção de número 47.

Então, entrando na seção 47 teremos à seguinte página:

Capturar4 - Notícias e Artigos Contábeis na Zona Leste - SP | Vance Contábil

Por eliminação, concluímos que o CNAE para e-commerce da atividade de comércio varejista de roupas faz parte do item 47.8:

Capturar5 - Notícias e Artigos Contábeis na Zona Leste - SP | Vance Contábil

E então, basta selecionarmos o código 47.81-4-00 comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

Agora vamos ver como encontramos um CNAE para e-commerce tratando-se de uma “venda” da prestação de um serviço:

Imaginamos por exemplo, a venda de um curso online, com base na tabela da “estrutura” de CNAE mencionada anteriormente, podemos selecionar o código 85 “educação”, haja vista um curso online tratar-se de uma atividade de educação.

E então, teremos a seguinte tela:

Capturar6 - Notícias e Artigos Contábeis na Zona Leste - SP | Vance Contábil

Considerando que os primeiros códigos são para instituições de ensino, temos a seção 85.9, voltada para quem ensina fora de escolas ou instituições:

Capturar7 - Notícias e Artigos Contábeis na Zona Leste - SP | Vance Contábil

E então, teremos o código 8599-6-04 voltado para, por exemplo, um curso de desenvolvimento profissional realizado através da internet, enquadrando assim como um CNAE para e-commerce de “venda” de uma prestação de serviços.

Lembrando que este é apenas um exemplo, pois existem diversos outros cursos vendidos e realizados através da internet que se enquadrariam em outros códigos, como por exemplo, curso de idiomas, etc.

4. Conclusão para CNAE de e-commerce

Como vimos, para definir o seu CNAE de e-commerce, basta digitar o produto ou serviço que você venda na aba “atividades” ou se preferir ir filtrando por segmentos na aba “estrutura”.

Visto que os códigos são organizados por ramo de atividade, independente se a venda é realizada em um local físico ou pela internet.

Caso tenha ficado alguma dúvida, mande-nos um whatsapp através do número (11) 99433-7536 que nossa equipe estará pronta em ajudá-lo. (não utilizamos robôs para responder)

Ou se preferir, entre em contato através de um dos nossos canais de comunicação descritos em nosso site.

Acesse o nosso Blog e tenha mais dicas de empreendedorismo, gestão, finanças, tributos, MEI e notícias.

Até o próximo artigo com mais dicas empreendedoras!

Até mais ?

 

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Análise Swot Ou Análise Fofa - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Análise SWOT ou Análise FOFA: o que é e como fazer

Um dos clássicos da administração estratégica, a análise SWOT ou análise FOFA, é um conceito importante para as empresas enxergarem as áreas do negócio de uma maneira que ajude nas ações e estratégias. Uma estratégia que auxilia o empreendedor em uma

Guia Para Fazer Planejamento Estrategico - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Guia para fazer planejamento estratégico

O planejamento estratégico de uma empresa é um dos pontos mais importantes para quem deseja ter sucesso no seu negócio. Afinal, é nesta etapa que serão definidos os principais objetivos da organização e os possíveis caminhos para atingi-los da maneira

Fornecedores Saiba Como Encontrar Os Melhores Parceiros 640x360 - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Fornecedores: saiba como encontrar os melhores parceiros

Os fornecedores são peças-chave para as empresas, ainda mais quando falamos em e-commerce e Marketplace. Se os produtos vendidos pela marca não são produzidos pela mesma, ela precisa conseguir esses recursos, e nem sempre ir direto na fábrica é uma boa

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Prorrogação, agora é Oficial!   Foi publicado DECRETO Nº 10.422…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Área do Cliente





Esqueci minha senha