Guia para fazer planejamento estratégico

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O planejamento estratégico de uma empresa é um dos pontos mais importantes para quem deseja ter sucesso no seu negócio. Afinal, é nesta etapa que serão definidos os principais objetivos da organização e os possíveis caminhos para atingi-los da maneira mais prática e assertiva. Pode ser uma forma de empreender na crise e mesmo assim conseguir bons resultados.

Quer saber mais sobre o assunto e aprender como montar um planejamento estratégico eficiente para o seu empreendimento? Então, continue acompanhando o post que preparamos para você e confira as nossas dicas.

O que é planejamento estratégico?

Para entender melhor, o planejamento estratégico é conceituado como um conjunto de ações que possuem o intuito de criar, implementar e avaliar o resultado das decisões da empresa: é o famoso diagnóstico, análise e monitoramento!

Desta forma, a importância deste procedimento é a sua capacidade de indicar a performance da estratégia, concluindo, por meio do acompanhamento dos resultados, quais ações devem ser mantidas e quais devem ser alteradas. Além disso, nessa hora também é levado em conta oportunidades e ameaças que a organização enfrenta. Assim, é possível ter uma visão do futuro, definindo exatamente onde e como a empresa deseja chegar.

Sendo assim, é preciso salientar que o planejamento estratégico não é apenas um plano fixo que elaboramos para ser seguido eternamente. Para obter sucesso, o planejamento, na verdade, deve ser analisado e, caso necessário, adaptado conforme o progresso das ações.

Planejamento estratégico, tático, operacional e situacional: qual a diferença

Como citamos, o planejamento estratégico é uma forma de ter uma visão mais ampla sobre o negócio e integrar as ações. Porém, além da parte estratégica é preciso pensar em ações táticas, operacionais e situacionais. Entenda a diferença entre esses planejamentos:

Como o planejamento estratégico pode ser feito em longo prazo é preciso ter ações mais determinantes, que podem ser realizadas mais rapidamente. Como é o caso do plano tático, operacional e situacional. Conheça as diferenças:

  • Plano Tático: Um plano voltado a um determinado departamento ou processo. Ele geralmente tem foco com os líderes de cada departamento ou seção e deve ser pensado para orientar as decisões em médio prazo, planejando ações de 1 a 3 anos. Nessa fase é possível pensar em ações com maior detalhamento para a concretização dos objetivos.
  • Planejamento operacional: Como o próprio nome já indica, é um planejamento voltado às tarefas a serem cumpridas. A operação deve ser feita de maneira inteligente e gerando sempre menor impacto na equipe como um todo, por isso essa organização é fundamental. É um planejamento que não se limita aos gestores, mas a todos os colaboradores, e por isso envolve um tempo de curto prazo, entre 3 a 6 meses. Quando o planejamento operacional está alinhado, fica mais fácil de passar pelas situações adversas do dia a dia.
  • Planejamento situacional: Já o planejamento situacional é um plano que leva em consideração o momento atual da empresa e acaba se adaptando às mudanças da organização.

Afinal, empresas pequenas devem fazer planejamento estratégico?

Um erro bastante comum é pensar que as pequenas empresas não precisam fazer um planejamento estratégico. É justamente esses planejamentos que farão o negócio crescer e se desenvolver como organização, tirando do papel projetos novos e executando o que precisa ser feito.

Qual a importância de fazer planejamento estratégico para sua empresa?

O planejamento delimita onde a empresa quer chegar. É importante fazer planejamentos com as equipes para que as metas sejam delimitadas e cumpridas. O planejamento estratégico deve ser feito anualmente e revisitado sempre que possível.

Também é importante para poder aproveitar ao máximo o potencial do negócio e descobrir os caminhos mais adequados para seguir.

Por que fazer planejamento estratégico: 3 principais benefícios

Os principais benefícios em fazer um planejamento estratégico para o seu negócio são:

Conhecimento sobre o negócio:

Quando se traça metas de planejamento, se passa a entender quem se é dentro do mercado e dentro da própria empresa quais são os pontos fortes e fracos. Planejar auxilia no conhecimento sobre o negócio e traça melhor os cenários externos.

Visão ampla e traçar objetivos:

Quando se traça um planejamento é possível ter uma visão mais ampla sobre o negócio, e desta forma traçar melhores objetivos. Com essa estratégia se economiza energia, tempo e dinheiro, e se faz melhor o que já se tem potencial para fazer, analisando melhor a organização interna da empresa.

Alcançar metas:

Com os objetivos traçados, fica mais fácil alcançar as metas determinadas por período. O tempo é um bem precioso e uma força de trabalho importante, é bom não desperdiçar em ações que não resultem em nada. As metas são alcançadas a partir de objetivos bem determinados.

Como fazer o planejamento estratégico de uma empresa: passo a passo

Agora que você já sabe a definição do planejamento estratégico para empresas, é hora de colocar a mão na massa! E, para te ajudar, elaboramos um passo a passo com as principais etapas deste processo. Confira.

1. Determine um objetivo

Um dos componentes mais importantes para sua estratégia é o conjunto missão, visão e valores (MVV). Esse trio é responsável por representar a comunicação institucional de uma organização, alinhando o seu propósito e identidade. Com eles, você determina quais ações o seu negócio pode tomar seguindo as políticas da empresa.

As características do MVV são:

  • Missão: a razão da existência da empresa;
  • Visão: onde a empresa deseja chegar;
  • Valores: as crenças e a cultura.

2. Analise o mercado

Para desenvolver um excelente planejamento estratégico, é preciso conhecer o mercado e entender o cenário em que a sua empresa está inserida. Para isso, você pode utilizar a análise SWOT — ou FOFA, em português — e fazer uma avaliação do ambiente externo e interno, seguindo os quatro elementos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

3. Crie um plano de ação

Com base na análise SWOT, você poderá definir o seu objetivo e as metas, traçando caminhos que utilizem as suas oportunidades e forças para conquistá-los. Para desenvolver o seu plano de ação, é preciso montar uma tabela respondendo sete questões que vão ser a chave para a realização da estratégia. São elas:

  • O que será feito?
  • Por quê?
  • Onde?
  • Quando?
  • Por quem?
  • Como?
  • Quanto vai custar?

Com esta tabela, você terá mais clareza na implementação de cada passo, sabendo exatamente quais ações e por que devem ser feitas.

4. Monitore os resultados

Após a realização do seu planejamento, é hora de avaliar se as ações, de fato, foram eficientes. É nesta etapa que você irá analisar as métricas e os indicadores de performance, como Nível de Satisfação, Retorno de Investimento e Evasão de Clientes, por exemplo. Caso algum indicador não demonstre o resultado planejado, reveja alguns pontos da estratégia.

Seguindo estas dicas, você, com certeza, vai elaborar um planejamento estratégico excelente para a sua empresa! Para se aprofundar mais no assunto e complementar o seu plano, confira também o nosso post sobre gestão estratégica.

Exemplo de planejamento estratégico

Para fazer um planejamento estratégico é importante criar um cronograma com as etapas a serem seguidas. Através desse passo a passo é possível monitorar as etapas e controlar os processos:

1 – Diagnóstico

2 – Diretrizes

3 – Metas

4 – Projetos

5 – Gestão

Se o seu negócio é, por exemplo, um restaurante. Antes de iniciar a traçar metas do período é importante fazer um diagnóstico do cenário do último ano (ou período delimitado), verificar custos, lucros e ações que foram feitas. Após isso, é importante pensar nas diretrizes que se deseja seguir para então poder traçar as metas, que pode ser atender mais pessoas, se envolver em mais eventos ou projetos, aumentar o delivery, etc.

Após o cenário e as metas definidas se pode pensar nas ações exatas que serão estruturadas para iniciar a gestão dos projetos.

3 erros que você deve evitar ao elaborar o planejamento estratégico

Não determinar responsável pela execução de cada etapa:

Apesar de parecer óbvio é muito comum traçar o planejamento mas não deixar alguém responsável por cada etapa. Assim acaba deixando os colaboradores sem ações a serem feitas e as metas não são cumpridas.

Deixar algum objetivo sem plano de ação:

O objetivo pode estar claro, mas se não tiver um plano de ação ele não sai do papel.

Não realizar reuniões periódicas para verificar o status de cada ação:

É importante que todos visualizem as ações que estão sendo pensadas e realizadas para tornarem-se responsáveis pelo acontecimento de tudo. Deixe a equipe saber o que está sendo feito.

Conclusão

Manter uma gestão estratégica para o negócio compreende uma série de ações. O planejamento estratégico é uma delas, e deve ser feito com frequência para entender os rumos, ações e caminhos que o negócio está seguindo. Não é uma tarefa pontual, é algo que deve ser revisitado sempre que possível para fazer sentido.

Entre em contato com Vance Contábil que o ajudaremos a elaborar o seu planejamento estratégico.

 

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