Tendências de marketing para 2021 – Fique por dentro das principais!

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você já sabe quais são as tendências de marketing para 2021?

Neste post, apresentamos algumas das principais e implementá-las em sua própria estratégia de marketing é uma das melhores maneiras de sair ou permanecer à frente de seus concorrentes no mercado, principalmente no e-commerce.

A pandemia de Covid-19, fez com que muitos consumidores mudassem seus hábitos. Desta forma, mais de 10 milhões de novos compradores e mais de 36 milhões de pessoas estão comprando por e-commerce.

A digitalização das marcas se fez necessária, abrindo novas oportunidades para que empresas e consumidores se conectassem de forma mais rápida e assertiva na internet.

Com o crescimento do atendimento online, estar presente nas redes sociais se tornou novidade para alguns negócios e a principal vitrine de muitas marcas.

Devido a isso, novas funcionalidades nas redes sociais chegam frequentemente para ajudar esses negócios.

Para esse ano, listo dicas para considerar no seu planejamento de comunicação:

1-Lives

Depois do “boom” das lives vem a consolidação deste formato. Com horários concorridos e disputa pela audiência, quem tem conteúdo de valor para entregar se destaca.

Não apenas o Instagram Live e o Facebook Live estão se tornando cada vez mais populares como também outras plataformas como o Twiter e o LinkedIn estão explorando conteúdos online também.

É uma tendência de marketing muito forte, pois as marcas já perceberam que precisam se aproximar de seus clientes.

Assim, geralmente marcas contratam influenciadores, que fazem lives apresentando produtos, promoções ou muitas vezes durante ou ao final da Live há links para a compra dos produtos, etc.

A live também pode ser feita com entrevistas de profissionais renomados com eventos tipicamente off-line como festivais, desfiles de moda, shows e galerias também.

2-Monetizar e Vender nas redes sociais

Desde que sigam os critérios estipulados pela rede, criadores de conteúdo nos Estados Unidos já podem ver seus vídeos serem monetizados pelo TikTok. O convite do TikTok Creator Fund já está acontecendo para usuários da Europa também.

O que se observa é uma grande tendência em monetizar perfis bem engajados para ações de conteúdo patrocinado, marketing de influência, venda de produtos, entre outras oportunidades.

A conexão que um usuário criativo tem com seu público se mostra, muitas vezes, mais efetiva para as marcas.

Por outro lado, recentes atualizações nas plataformas sociais permitiram que muitas empresas passassem a utilizar seus perfis em redes sociais como um canal de vendas.

Isso se tornou mais intenso depois do início dos catálogos de vendas no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Ainda, o Facebook e Instagram estão investindo pesado em novas ferramentas de social commerce para estas duas redes, o que vai trazer para as redes sociais um papel cada vez mais importante.

Atualmente, vender pelo Instagram ou vender pelo Facebook não é um problema, mas ainda sentimos falta de alguns recursos.

Aos poucos este problemas estão sendo resolvidos e por isso colocamos essa entre nossas grandes apostas em termos de tendências do marketing digital em 2021.

Com isso, o comércio social está caminhando para se tornar uma das maiores tendências do marketing digital para 2021 e abraçados por empresas dos mais diversos portes e serviços, os posts compráveis ​​estão se tornando o caminho do futuro.

3-Hiperpersonalização

Não é uma grande novidade, mas estratégias cada vez mais nichadas tendem a ter resultados mais expressivos.

Em 2020 percebemos que a hiperpersonalização focada na experiência do consumidor já esteve crescente.

Para 2021, essa tendência de marketing pode ser algo que se estenda ainda mais para estratégias de marcas nas suas escolhas por micro e nano influenciadores. Estudos têm mostrado que, ao contrário da crença popular, quanto maior o influenciador, menor o ROI(retorno sobre investimento).

Influenciadores menores geralmente têm um nicho de mercado específico. Isso torna mais fácil encontrar públicos que realmente estarão interessados ​​em seus produtos ou serviço, aumentando as probabilidades de conversão.

4-Chats e comunidades

WhatsApp e Telegram foram grandes aliados na comunicação home-office.

As comunidades e os conteúdos exclusivos cresceram ainda mais durante a pandemia.

Para 2021, as funcionalidades dessas ferramentas podem se expandir e criar uma comunidade em torno da sua marca pode ser uma estratégia de marketing para atingir 100% da sua audiência.

Um exemplo é o  Hotmart Sparkle, mas este é um assunto para outro post.

 5-WhatsApp entra de vez no jogo

O WhatsApp como ferramenta de marketing digital já faz parte do nosso “arsenal” há algum tempo, mas em 2021 essa presença tende a ser ainda maior.

A plataforma vem anunciando algumas mudanças importantes, principalmente para o WhatsApp Business para breve, o que deixará essa ferramenta ainda mais versátil e oferecendo novos oportunidades em termos de marketing online.

O WhatsApp não é apenas uma tendência do marketing digital em 2021, mas terá impacto também em outras áreas, como o comércio eletrônico, já que liberou a funcionalidade de  enviar dinheiro via cartão de crédito e débito das bandeiras Visa e Mastercard para clientes de alguns bancos.

6-Chatbots

Chatbot é um software de comunicação que funciona dentro de aplicativos de mensagem.

Eles estarão cada vez mais personalizáveis para resolverem problemas e auxiliarem consumidores.

Os chatbots estão provando ser extremamente úteis para oferecer melhores experiências ao cliente e, ao mesmo tempo, trazer benefícios para as empresas.

Conversas mais naturais e fluídas facilitarão dúvidas, buscas por produtos e serviços, que podem acontecer 24h por dia.

7-Inteligência artificial

A inteligência artificial não é novidade, mas estará ainda mais presente nos aplicativos de mensagens, além das redes sociais, por exemplo.

Ainda na área do marketing de busca, uma das tendências do marketing digital em 2021 que vale a pena destacar é o aumento pelas pesquisas feitas por voz.

Seja na própria plataforma de busca do Google ou em aplicativos como Google Assistente, Cortana e Siri da Apple é um excelente exemplo do que já acontece hoje e será otimizado.

Aqui no Brasil, devemos sofrer um impacto ainda maior nesta área, já que os dois principais assistentes digitais, o Google Home e Alexa vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros.

Como isso afeta seu marketing? Além da sua empresa poder criar apps com inteligência artificial para interagir com leads e clientes você precisará adaptar suas estratégias para buscas por voz, por exemplo.

As buscas por voz têm uma estrutura semântica bem diferente das pesquisas digitadas em desktops e smartphones. Por isso é necessário adaptar a sua estratégia de SEO para este tipo de pesquisa, para não perder este tráfego da internet.

 8-Conversation Commerce ou Varejo de Bate-Papo

Outra tendências de marketing para 2021  é vender pela internet de forma consultiva ou conversation commerce.

É quando o cliente busca por produtos que resolvam um problema dele e, em vez de pesquisar horas pela mercadoria, ele quer conversar com um especialista.

A abordagem do Conversational Commerce traz o melhor da loja física e o melhor da loja virtual, ou seja, traz o lado da consulta e assessoria personalizada com a conveniência da compra digital.

Essas foram algumas tendências de marketing digital para 2021. Em quais delas você vai apostar?

Para ter acesso a mais conteúdos sobre empreendedorismo acesso nosso blog.

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Análise Swot Ou Análise Fofa - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Análise SWOT ou Análise FOFA: o que é e como fazer

Um dos clássicos da administração estratégica, a análise SWOT ou análise FOFA, é um conceito importante para as empresas enxergarem as áreas do negócio de uma maneira que ajude nas ações e estratégias. Uma estratégia que auxilia o empreendedor em uma

Guia Para Fazer Planejamento Estrategico - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Guia para fazer planejamento estratégico

O planejamento estratégico de uma empresa é um dos pontos mais importantes para quem deseja ter sucesso no seu negócio. Afinal, é nesta etapa que serão definidos os principais objetivos da organização e os possíveis caminhos para atingi-los da maneira

Fornecedores Saiba Como Encontrar Os Melhores Parceiros 640x360 - Contabilidade digital em São Paulo – SP

Fornecedores: saiba como encontrar os melhores parceiros

Os fornecedores são peças-chave para as empresas, ainda mais quando falamos em e-commerce e Marketplace. Se os produtos vendidos pela marca não são produzidos pela mesma, ela precisa conseguir esses recursos, e nem sempre ir direto na fábrica é uma boa

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O Governo paulista decreta o ICMS sofrerá aumento a partir…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Área do Cliente





Esqueci minha senha